Segue alguns detalhes sobre algumas emissoras nacionais em 2007. Em caso de questionamentos mande um e-mail para
[email protected]! Participe!
89 FM – Conforme prometido pela própria 89, a rádio cresceu (e muito) em audiência a ponto de fechar o ano como a segunda emissora jovem mais ouvida de São Paulo. A 89 prova que a sua nova formula de programação é mais do que viável para o mercado paulistano. Saldo positivo para a 89!
98 FM – Sofreu no meio do ano com troca na coordenação artística, mas 2007 foi muito bom para a emissora mineira. Cresceu em audiência e promoveu novamente com sucesso uma de suas principais bandeiras: Pop Rock Brasil
Alpha – Manteve ao longo de 2007 a situação ocorrida em 2006: líder no segmento adulto de São Paulo. Ouvintes desejam que a rádio “belisque” mais em 2008 outras posições mais audaciosas em audiência.
Antena 1 – Começou bem o ano com uma expansão no sul, ao conquistar a praça de Santa Maria. Caiu ao perder o litoral paulista, mas fecha o ano conquistando o litoral norte de São Paulo através de uma nova afiliada: Ilhabela. Em audiência a rádio sofreu com quedas vertiginosas em São Paulo mas fecha o ano se recuperando do tombo após reformular boa parte de sua proposta de programação.
Atlântida – As mudanças sofridas em 2006 não surtiram grandes efeitos em 2007. A rede ainda sofre com a concorrência de várias rádios jovens de peso. O ano 2008 promete ser difícil com a expansão de outras redes brasileiras no sul do país, principalmente em Santa Catarina.
Band FM – Seguindo a trajetória de 2006, o ano de 2007 não foi positivo para a Band FM. A emissora perdeu algumas retransmissoras antigas como Pirassununga e está com dificuldades em recuperar sua audiência em São Paulo. No segundo semestre do ano a rádio realizou várias mudanças que atingiram a programação, plástica e a equipe da Band. O ano de 2008 poderá ser melhor para a rede popular do Grupo Bandeirantes.
Bandeirantes – A principal rádio “all news” do Grupo Bandeirantes manteve seu índice de audiência elevado no AM paulistano, sendo a segunda colocada no ranking geral de audiência. Já a sua retransmissora no FM está a frente de sua irmã, a Bandnews, no ranking de audiência medido e obtido pelo Ibope.
Bandnews – Campinas ainda não está no ar, prometendo ser a grande promessa da Bandnews para 2008. Mas em 2007 a rádio chegou a Brasília, sendo um grande feito em sua expansão, rádio que tenta firmar espaços em rede nacional procurando estar presente nas principais cidades do país, principalmente onde a CBN, sua principal rival, está instalada.
Brasil 2000 – Seguiu o ano como 107 FM e manteve uma audiência pífia em relação aos anos anteriores como Brasil 2000. O ano de 2008 poderá definir seu futuro no dial de São Paulo.
CBN – Cresceu em audiência em cidades como São Paulo, Campinas e Curitiba. Também expandiu sua rede para cidades importantes como Cascavel (interior do Paraná) e tomou o lugar da Antena 1 na Baixada Santista, na freqüência 102.1 FM, concessão de Peruíbe.
Difusora – A emissora segue firme e forte no interior paulista, mantendo o seu referencial regional. Novamente promoveu o festival musical João Rock com sucesso em Ribeirão Preto.
Educadora – Desde 2005 a Educadora mantém a liderança geral em audiência na cidade de Campinas. É considerada imbatível por muitos e sua marca no Ibope confirma essa teoria impressionante. Uma mudança importante na cidade paulista foi a periodicidade da pesquisa de audiência, deixando de ser semestral para ser mensal.
FM O Dia – Outra rádio imbatível do dial brasileiro. Liderança geral mantida no Rio de Janeiro, seguida de longe pelas principais concorrentes. O ano de 2008 pode prometer um pouco mais de “emoção” na briga pela audiência se a Nativa manter seu crescimento nas próximas pesquisas.
Globo FM – Campinas foi prometida para estrear em 2007 e até agora nada! Quem ganhou uma retransmissora da Globo foi a cidade pernambucana de Caruaru! A rádio segue aperfeiçoando sua programação, investindo na afiliada de Curitiba através de promoções e horários locais. Existe rumores de sua saída de Maringá, cedendo espaços para a Mix.
Jovem Pan 2 – Expandiu sua rede para Ponta Grossa e Aracaju mas perdeu afiliadas importantes como João Pessoa, São José do Rio Pardo e Blumenau. E audiência a rádio viu as rádios Metropolitana e 89 FM tomarem seu lugar nas pesquisas. Membros importantes do programa Pânico anunciam suas saídas da atração da Jovem Pan 2. E ai? O ano de 2007 não foi bom para a maior rede de rádios jovens do país, principalmente em audiência devido o crescimento da Mix. A rádio pretende recuperar seu fôlego e seus respectivos lugares de destaque em 2008.
Kiss – A audiência em São Paulo subiu e desceu ao longo do ano. Nenhuma mudança expressiva em audiência tirou o sono da Kiss, mas também nada foi muito comemorado. A rádio decidiu abandonar Brasília mas ganhou em novembro uma retransmissora no litoral paulista, tirando a Mix dos 90.1.
Metropolitana – Como em 2006, a rádio tem muito o que comemorar em 2007. Audiência em alta apesar da perda da segunda colocação no público jovem com o crescimento da 89 em São Paulo. A grande bola da vez é a Rede Metropolitana, inaugurada no último dia 15 em Itajaí, Santa Catarina.
Mix – Liderança geral em São Paulo. Esse foi o principal feito da Mix no ano de 2007. Um feito entre muitos, como: inauguração de afiliadas no Rio de Janeiro, Vitória, Maceió, Blumenau e Andradina. A rádio também conquista expressivos resultados de audiência em outras cidades, como a liderança jovem em Curitiba. Em 2008 a rádio deverá estar operando em cidades como Londrina, Maringá, Santos, Balneário Camboriú, Porto Alegre, entre outras.
Nativa – Subiu consideravelmente no Rio de Janeiro em termos de audiência enquanto sua “irmã” em São Paulo conquistou a liderança geral no ranking do Ibope. Por mais incrível que pareça a principal concorrente pelo topo em São Paulo é uma emissora jovem, a Mix.
Nossa Rádio – A rede evangélica cresceu no Brasil, seja em audiência e também na expansão de sua programação em outras praças. Perdeu em 2007 sua retransmissora em São José dos Campos com a criação da Vida FM de São Paulo. A Nossa Rádio também deixou o Rio de Janeiro,
Nova Brasil – A rede permaneceu estável em audiência, a frente da Antena 1 mas distante a líder adulta, a Alpha FM. A rede também recuperou sua transmissora no Rio de Janeiro, substituindo a Nossa Rádio no dial carioca.
Oi FM – Manteve sua rede estável e não alcançou nenhum índice de audiência expressivo. A única mudança relevante foi a recente troca de freqüência em Vitória, deixando os 93.1 para operar em 105.7 FM, aumentando sua cobertura no Espírito Santo.
Pop Rock – Em 2007 a Pop Rock mudou alguns detalhes em sua programação, exportando e importando profissionais da Atlântida. Em termos de rede, a rádio deixou de transmitir sua programação em Passo Fundo e foi obrigada a fortalecer sua retransmissora em Carazinho. Outra grande alteração foi a mudança de endereço da matriz da Pop Rock, saindo de Canoas para operar finalmente a partir de Porto Alegre,
Rádio Globo – A emissora popular do Sistema Globo continua crescendo em 2007, repetindo o feito de 2006. Conquistou novas emissoras e manteve a liderança geral nos dials AM de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Rede Aleluia – Lançou em 2007 o seu carnê para os ouvintes ajudarem na expansão da rede. Mesmo antes dessa idéia ir ao ar, a rádio manteve sua expansão vertiginosa, chegando a praças importantes como a região de Araraquara no interior de São Paulo. O ano de 2008 promete mais novidades para a maior rede de rádios em FM no país.
Scalla – Mudou sua programação, abandonando a musica instrumental para apostar no segmento adulto “convencional”. Passou a operar na região de Campinas, através de uma concessão de Hortolândia.
Transamérica – A portadora Pop da rede (segmento jovem) teve leves quedas de audiência em todo o país mas não abandonou os atuais projetos de programação e ações promocionais. Já a Hits (popular) cresceu muito, mas não pode comemorar por completo. Termina o ano de 2007 com uma pulga trás da orelha, com o fim das operações em Ribeirão Preto, após inaugurar essa emissora em fevereiro do mesmo ano. Erros locais macularam a rede na cidade. A Light (portadora adulta) ganha espaços no Rio Grande do Sul em 2007.
Tupi – Uma das lideres de audiência em São Paulo, passou a investir nas retransmissoras de Sorocaba e Campinas, além de começar suas transmissões na região de Bauru e em Brasília. O ano de 2008 promete para a Tupi, seja na expansão de sua rede como também na audiência em São Paulo.
Venenosa – Deixou de operar em algumas cidades do interior do Rio de Janeiro e pode encerrar de vez suas operações em Goiânia. A rádio é contada para operar na cidade maravilhosa a partir de 2008.
Toda a equipe do Tudo Radio.com deseja a todos os radionautas um feliz 2008! Em janeiro teremos muitas novidades no mundo radiofônico. Confira a partir do dia 2 de janeiro!
Tags: