Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 31 de Dezembro de 2007 @ 00:00

Especial 2007: Retrospectiva geral

São Paulo – Para fechar o ano que tal uma breve retrospectiva com informações das principais representantes do rádio nacional, principalmente aquelas que operam no dial FM? Confira!
Publicidade
Segue alguns detalhes sobre algumas emissoras nacionais em 2007. Em caso de questionamentos mande um e-mail para [email protected]! Participe!


89 FM – Conforme prometido pela própria 89, a rádio cresceu (e muito) em audiência a ponto de fechar o ano como a segunda emissora jovem mais ouvida de São Paulo. A 89 prova que a sua nova formula de programação é mais do que viável para o mercado paulistano. Saldo positivo para a 89!

98 FM – Sofreu no meio do ano com troca na coordenação artística, mas 2007 foi muito bom para a emissora mineira. Cresceu em audiência e promoveu novamente com sucesso uma de suas principais bandeiras: Pop Rock Brasil

Alpha – Manteve ao longo de 2007 a situação ocorrida em 2006: líder no segmento adulto de São Paulo. Ouvintes desejam que a rádio “belisque” mais em 2008 outras posições mais audaciosas em audiência.

Antena 1 – Começou bem o ano com uma expansão no sul, ao conquistar a praça de Santa Maria. Caiu ao perder o litoral paulista, mas fecha o ano conquistando o litoral norte de São Paulo através de uma nova afiliada: Ilhabela. Em audiência a rádio sofreu com quedas vertiginosas em São Paulo mas fecha o ano se recuperando do tombo após reformular boa parte de sua proposta de programação.

Atlântida – As mudanças sofridas em 2006 não surtiram grandes efeitos em 2007. A rede ainda sofre com a concorrência de várias rádios jovens de peso. O ano 2008 promete ser difícil com a expansão de outras redes brasileiras no sul do país, principalmente em Santa Catarina.

Band FM –  Seguindo a trajetória de 2006, o ano de 2007 não foi positivo para a Band FM. A emissora perdeu algumas retransmissoras antigas como Pirassununga e está com dificuldades em recuperar sua audiência em São Paulo. No segundo semestre do ano a rádio realizou várias mudanças que atingiram a programação, plástica e a equipe da Band. O ano de 2008 poderá ser melhor para a rede popular do Grupo Bandeirantes.

Bandeirantes – A principal rádio “all news” do Grupo Bandeirantes manteve seu índice de audiência elevado no AM paulistano, sendo a segunda colocada no ranking geral de audiência. Já a sua retransmissora no FM está a frente de sua irmã, a Bandnews, no ranking de audiência medido e obtido pelo Ibope.

Bandnews – Campinas ainda não está no ar, prometendo ser a grande promessa da Bandnews para 2008. Mas em 2007 a rádio chegou a Brasília, sendo um grande feito em sua expansão, rádio que tenta firmar espaços em rede nacional procurando estar presente nas principais cidades do país, principalmente onde a CBN, sua principal rival, está instalada.

Brasil 2000 – Seguiu o ano como 107 FM e manteve uma audiência pífia em relação aos anos anteriores como Brasil 2000. O ano de 2008 poderá definir seu futuro no dial de São Paulo.

CBN – Cresceu em audiência em cidades como São Paulo, Campinas e Curitiba. Também expandiu sua rede para cidades importantes como Cascavel (interior do Paraná) e tomou o lugar da Antena 1 na Baixada Santista, na freqüência 102.1 FM, concessão de Peruíbe.

Difusora – A emissora segue firme e forte no interior paulista, mantendo o seu referencial regional. Novamente promoveu o festival musical João Rock com sucesso em Ribeirão Preto.

Educadora – Desde 2005 a Educadora mantém a liderança geral em audiência na cidade de Campinas. É considerada imbatível por muitos e sua marca no Ibope confirma essa teoria impressionante. Uma mudança importante na cidade paulista foi a periodicidade da pesquisa de audiência, deixando de ser semestral para ser mensal.

FM O Dia – Outra rádio imbatível do dial brasileiro. Liderança geral mantida no Rio de Janeiro, seguida de longe pelas principais concorrentes. O ano de 2008 pode prometer um pouco mais de “emoção” na briga pela audiência se a Nativa manter seu crescimento nas próximas pesquisas.

Globo FM – Campinas foi prometida para estrear em 2007 e até agora nada! Quem ganhou uma retransmissora da Globo foi a cidade pernambucana de Caruaru! A rádio segue aperfeiçoando sua programação, investindo na afiliada de Curitiba através de promoções e horários locais. Existe rumores de sua saída de Maringá, cedendo espaços para a Mix.

Jovem Pan 2 – Expandiu sua rede para Ponta Grossa e Aracaju mas perdeu afiliadas importantes como João Pessoa, São José do Rio Pardo e Blumenau. E audiência a rádio viu as rádios Metropolitana e 89 FM tomarem seu lugar nas pesquisas. Membros importantes do programa Pânico anunciam suas saídas da atração da Jovem Pan 2. E ai? O ano de 2007 não foi bom para a maior rede de rádios jovens do país, principalmente em audiência devido o crescimento da Mix. A rádio pretende recuperar seu fôlego e seus respectivos lugares de destaque em 2008.

Kiss – A audiência em São Paulo subiu e desceu ao longo do ano. Nenhuma mudança expressiva em audiência tirou o sono da Kiss, mas também nada foi muito comemorado. A rádio decidiu abandonar Brasília mas ganhou em novembro uma retransmissora no litoral paulista, tirando a Mix dos 90.1.

Metropolitana – Como em 2006, a rádio tem muito o que comemorar em 2007. Audiência em alta apesar da perda da segunda colocação no público jovem com o crescimento da 89 em São Paulo. A grande bola da vez é a Rede Metropolitana, inaugurada no último dia 15 em Itajaí, Santa Catarina.

Mix – Liderança geral em São Paulo. Esse foi o principal feito da Mix no ano de 2007. Um feito entre muitos, como: inauguração de afiliadas no Rio de Janeiro, Vitória, Maceió, Blumenau e Andradina. A rádio também conquista expressivos resultados de audiência em outras cidades, como a liderança jovem em Curitiba. Em 2008 a rádio deverá estar operando em cidades como Londrina, Maringá, Santos, Balneário Camboriú, Porto Alegre, entre outras.

Nativa – Subiu consideravelmente no Rio de Janeiro em termos de audiência enquanto sua “irmã” em São Paulo conquistou a liderança geral no ranking do Ibope. Por mais incrível que pareça a principal concorrente pelo topo em São Paulo é uma emissora jovem, a Mix.

Nossa Rádio – A rede evangélica cresceu no Brasil, seja em audiência e também na expansão de sua programação em outras praças. Perdeu em 2007 sua retransmissora em São José dos Campos com a criação da Vida FM de São Paulo. A Nossa Rádio também deixou o Rio de Janeiro,

Nova Brasil – A rede permaneceu estável em audiência, a frente da Antena 1 mas distante a líder adulta, a Alpha FM. A rede também recuperou sua transmissora no Rio de Janeiro, substituindo a Nossa Rádio no dial carioca.

Oi FM – Manteve sua rede estável e não alcançou nenhum índice de audiência expressivo. A única mudança relevante foi a recente troca de freqüência em Vitória, deixando os 93.1 para operar em 105.7 FM, aumentando sua cobertura no Espírito Santo.

Pop Rock – Em 2007 a Pop Rock mudou alguns detalhes em sua programação, exportando e importando profissionais da Atlântida. Em termos de rede, a rádio deixou de transmitir sua programação em Passo Fundo e foi obrigada a fortalecer sua retransmissora em Carazinho. Outra grande alteração foi a mudança de endereço da matriz da Pop Rock, saindo de Canoas para operar finalmente a partir de Porto Alegre,

Rádio Globo – A emissora popular do Sistema Globo continua crescendo em 2007, repetindo o feito de 2006. Conquistou novas emissoras e manteve a liderança geral nos dials AM de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Rede Aleluia – Lançou em 2007 o seu carnê para os ouvintes ajudarem na expansão da rede. Mesmo antes dessa idéia ir ao ar, a rádio manteve sua expansão vertiginosa, chegando a praças importantes como a região de Araraquara no interior de São Paulo. O ano de 2008 promete mais novidades para a maior rede de rádios em FM no país.

Scalla – Mudou sua programação, abandonando a musica instrumental para apostar no segmento adulto “convencional”. Passou a operar na região de Campinas, através de uma concessão de Hortolândia.

Transamérica – A portadora Pop da rede (segmento jovem) teve leves quedas de audiência em todo o país mas não abandonou os atuais projetos de programação e ações promocionais. Já a Hits (popular) cresceu muito, mas não pode comemorar por completo. Termina o ano de 2007 com uma pulga trás da orelha, com o fim das operações em Ribeirão Preto, após inaugurar essa emissora em fevereiro do mesmo ano. Erros locais macularam a rede na cidade. A Light (portadora adulta) ganha espaços no Rio Grande do Sul em 2007.

Tupi – Uma das lideres de audiência em São Paulo, passou a investir nas retransmissoras de Sorocaba e Campinas, além de começar suas transmissões na região de Bauru e em Brasília. O ano de 2008 promete para a Tupi, seja na expansão de sua rede como também na audiência em São Paulo.

Venenosa – Deixou de operar em algumas cidades do interior do Rio de Janeiro e pode encerrar de vez suas operações em Goiânia. A rádio é contada para operar na cidade maravilhosa a partir de 2008.


Toda a equipe do Tudo Radio.com deseja a todos os radionautas um feliz 2008! Em janeiro teremos muitas novidades no mundo radiofônico. Confira a partir do dia 2 de janeiro!


Equipe Tudo Rádio.com – 31/12/2007
redacao@tudoradio.

Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.