Rádio Globo conta com hotsite sobre o Carnaval em São Paulo e no Rio
A Rádio Globo AM 1100 de São Paulo e Globo AM 1220 FM 89.5 do Rio de Janeiro está com um hotsite voltado especialmente para o Carnaval destas duas capitais. A emissora anuncia cobertura dos desfiles das escolas de samba, que começam nesta sexta-feira, em São Paulo e, no Rio, tem início no domingo. No hotsite da Rádio Globo o internauta pode escolher sobre qual cidade quer saber informações do Carnaval. Em ambas, há locais para conhecer os sambas-enredo das escolas, informações sobre os desfiles, sambas, notícias, além do tema do Comando Geral da Globo e da marchinha do bloco do Show do Antonio Carlos.
Exclusivo: Enio Roberto Silvério deixa a direção artística da Tupi FM de São Paulo
Uma notícia importante para o meio de rádio de São Paulo e do Brasil. Enio Roberto Silvério, experiente e renomado profissional de rádio que esteve à frente da direção artística da Tupi FM 104.1 de São Paulo, deixou na segunda-feira (4 de fevereiro) essa função que exercia na emissora paulistana desde 2007. Enio é considerado um dos principais nomes do rádio e foi responsável pela melhor fase em audiência vivida pela Tupi FM na capital paulista. Enio também foi um dos pilares no crescimento do gênero “novo sertanejo”, incentivando essa linha artística através do trabalho desempenhado na Tupi.
Projeto de Lei propõe mais agilidade na concessão de outorgas de radiodifusão
O deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT) apresentou um Projeto de Lei que propõe mais rapidez na concessão de outorgas. O documento estabelece um prazo de 180 dias para que o Ministério das Comunicações analise pedidos de outorgas de rádio. Ele acredita que este prazo é suficiente para um estudo de viabilidade técnica e econômica por parte do Ministério. Pela proposta, não havendo manifestação do Ministério dentro desse prazo, o estudo será automaticamente aprovado. Ao apresentar o projeto, Fagundes citou estudo da Abert que aponta que 24% dos municípios brasileiros não contam com nenhum tipo de serviço de radiodifusão sonora, seja comercial ou comunitária.
Planeta Atlântida será realizado nos dias 15 e 16 deste mês
A organização do Planeta Atlântida, um dos principais eventos musicais do Brasil, confirmou que a 18ª edição do evento será realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro na Saba, em Atlântida, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O festival tem promoção da Rede Atlântida, encabeçada pela Atlântida FM 94.3 de Porto Alegre. Organizado pelo Grupo RBS, o festival de música que aconteceria no próximo fim de semana foi remarcado devido a tragédia em Santa Maria. Os ingressos que já foram adquiridos seguem válidos para as novas datas do festival. A direção do evento ainda não confirmou se haverá alteração na programação dos shows. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3217 8065 ou (51) 3217 8069 e no site oficial do evento.
Exclusivo: Band FM já tem data de estréia definida em Campinas. Lançamento para o mercado também está marcado
Conforme antecipado com exclusividade pelo Tudo Rádio no final de janeiro, a Band FM 106.7 será uma das novidades no mercado de Campinas a partir desse mês. A nova FM ligada à marca “Band FM” será uma espécie de “braço direito” do projeto encabeçado pela Band FM 96.1 de São Paulo. E a nova FM já tem data de estréia confirmada no mercado campineiro: 19 de fevereiro. O Grupo Bandeirantes de Comunicação já treina a sua equipe em sua sede regional em Campinas e prepara a divulgação da nova rádio, materiais que ficarão públicos nos próximos dias.
Ministério das Comunicações anuncia aplicação de multas em 33 rádios no Brasil
O Ministério das Comunicações multou 33 emissoras de rádio em nove estados – Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As sanções foram publicadas no Diário Oficial da União da última sexta-feira, dia 1º. A maior parte das multas - 21 no total - foi aplicada a rádios gerenciadas por associações comunitárias. Dessas, 16 estão localizadas no Rio Grande do Sul e sequer possuem outorga. As outras cinco receberam multa por veiculação de publicidade comercial. De acordo com a Lei Geral de Telecomunicações, além de ser passível de multa, é considerado crime operar em radiodifusão sem outorga, em qualquer potência, com pena de um a dois anos de prisão, aumentada a metade se houver dano a terceiros. A legislação também proíbe que serviços de radiodifusão comunitária explorem atividades comerciais.