Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2013 @ 07:58

Extra: Esportes FM encerra suas operações em Porto Alegre a partir de março

Porto Alegre – Fim da emissora no Rio Grande do Sul deixará projeto restrito à Região Sudeste do Brasil

Publicidade

Uma informação importante para o mercado de rádio do sul do país: a Esportes FM 90.3 de Porto Alegre, projeto operado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, vai encerrar os seus trabalhos a partir de março, segundo informações veiculadas por portais como Coletiva.net. Entre sábado (23) e ontem (24 de fevereiro) houve repetição do sinal da Ipanema FM 94.9 em 90.3 FM e também a ausência de áudio durante o domingo. Com o encerramento dos trabalhos no Rio Grande do Sul o projeto de uma rádio 100% esportiva ficará restrito aos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e, por enquanto, Minas Gerais

Em contato com o portal Coletiva.net a direção do Grupo Bandeirantes de Comunicação do Rio Grande do Sul afirmou que o encerramento das atividades foi decidido após constatação da inviabilidade técnica para a execução do projeto de rádio esportiva através da 90.3 FM. “Os programas locais, o Sport Show e o Na Geral, colocamos na Ipanema. As jornadas esportivas também estão na Ipanema e na Bandeirantes AM. Vamos encerrar a operação no dia 31 de março”, informou o diretor-geral do Grupo Bandeirantes no Rio Grande do Sul, Leonardo Meneghetti, ao Coletiva.net.
 
Conforme informado anteriormente pelo Tudo Rádio a estação que abriga a Esportes FM possui uma característica peculiar em relação à cobertura de sinal na Grande Porto Alegre. A 90.3 FM, atual casa da Esportes FM e antiga retransmissora do extinto projeto Oi FM, possui seus transmissores em um morro em Dois Irmãos, localizado próximo ao centro de Novo Hamburgo. Nesse caso são mais de 40km em linha reta até o centro de Porto Alegre. Mesmo que não haja uma resistência topografia em relação a variações de altitude, a presença de uma extensa área urbana e a distancia em linha reta são decisivas para a presença de áreas de sombra no sinal da 90.3 FM na capital técnica.
 
Essa característica técnica atrapalhou na execução do projeto da Esportes FM na capital gaúcha, mesmo com essa limitação sendo conhecida antes mesmo da estréia da rádio esportiva em 90.3 FM. A estação veio no “pacote” de rádios operadas pelo Grupo Bel que estavam ligadas ao projeto Oi FM, que foi executado até dezembro de 2011. Dessas emissoras originadas do antigo projeto, apenas São Paulo e Belo Horizonte seguirão “engatadas” na rede Esportes FM. No inicio de 2012 o Grupo Bandeirantes confirmou a não execução do projeto da rede esportiva em 97.1 FM do Grande Recife (emissora que era operada pelo Grupo Bel e aguardava a Esportes FM. Clique aqui e saiba mais) e a interrupção dos trabalhos locais na Esportes FM 94.1 de Belo Horizonte (emissora própria do Grupo Bel que hoje atua apenas em rede).
 
Com o fim das operações da Esportes FM em Porto Alegre a rede esportiva criada em maio de 2012 seguirá apenas onde ela possuí o patrocínio máster do Banco Bradesco, parceria que dá o nome fantasia das emissoras Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo e  Bradesco Esportes FM 91.1 do Rio de Janeiro. Já em Porto Alegre o Grupo Bandeirantes seguirá com suas emissoras próprias, todas com cobertura de sinal local na capital gaúcha e uma característica técnica consideravelmente mais vantajosa que a situação observada em 90.3 FM. Na capital do Rio Grande do Sul o grupo controla as rádios BandNews FM 99.3, Ipanema FM 94.9 e Rádio Bandeirantes AM 640.
 
A Esportes FM foi inaugurada em 90.3 FM no dia 15 de julho do ano passado. Clique aqui e saiba mais sobre o inicio dos trabalhos.
 
Clique aqui para ver e ouvir a lista de FMs sintonizadas na Grande Porto Alegre e região.
 
Com informações do site Coletiva.net e colaboração de Fernando Hahn Bueno
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Bradesco Esportes, Esportes FM, Bandeirantes, Porto Alegre, rede

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.