Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

As declarações de uma autoridade ou pessoa pública podem incentivar a violência contra meios e profissionais de comunicação?

Enquete

Sexta-Feira, 01 de Março de 2013 @ 14:06

Secretário do MiniCom anuncia autorização de testes para canais 5 e 6

São Paulo – Anúncio foi realizado durante encontro de radiodifusores da Aesp

Publicidade

O secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, participou de um encontro promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp) na última terça-feira, dia 26, na capital paulista. Durante a reunião, que contou com diversos associados da entidade, Lins confirmou a autorização para que as rádios paulistas façam testes nas frequências referentes aos canais 5 e 6 da TV aberta.

O evento contou com a presença de mais de 100 associados, representantes de praticamente todas as redes de rádio e televisão do país. Os presentes debateram as principais demandas do setor. "O objetivo maior do encontro foi atualizar nossos associados em relação às ações do Ministério das Comunicações e também aproximar o Ministério não só da entidade, mas principalmente dos radiodifusores, reforçando sua pauta de reivindicações diante do Governo Federal", explica Rodrigo Neves, presidente da Aesp.
 
Durante o evento, a entidade entregou ao secretário um documento oficial com a varredura feita nos canais 5 e 6 em São Paulo e solicitou a autorização do uso de nove frequências no espaço desses canais para pesquisas científicas. "O secretário ficou agradavelmente surpreso com os resultados apresentados, considerando-se que São Paulo tem a cidade com maior congestionamento espectral. E já confirmou, em nome do Ministério, a autorização para a realização dos testes, resta agora a publicação oficial, que não deve demorar, é um empreendimento de início imediato", garante Neves.
 
Os testes de migração das faixas de AM para FM serão acompanhados por entidades nacionais e regionais do setor de todo o país, como Abert, ABRA, Aesp e Anatel, entre muitas outras. "Eu entendo que havendo a vontade política do governo, como ficou demonstrado, e a possibilidade técnica, já comprovada em testes, a próxima etapa é efetivar a ocupação com apoio de entidades nacionais e estaduais, como Aesp, Abert e ABRA. Existe uma convergência de interesses e esforços dentro do setor, todos querem mais eficiência e qualidade na operacionalização e transmissão", ressaltou Neves.
 
A transição das emissoras de ondas médias para os canais 5 e 6 permitirá que elas funcionem em uma faixa estendida de FM. Há cerca de um ano, havia resistência do governo no sentido de liberar essas faixas para a radiodifusão. A ideia era aguardar o processo de chaveamento da TV analógica, em meados de 2016, para só então permitir a utilização dos canais que ficariam livres. Mesmo com essa perspectiva, a radiodifusão não adiou suas iniciativas nesse campo, mobilizando seus players para antecipar a data.
 
Em setembro de 2012, um comitê técnico constituído pela Aesp, sob a direção de Eduardo Cappia e integrada por engenheiros que representam os principais associados, se lançou em uma missão que parecia difícil, mas chegou a bom êxito com o anúncio oficial, embora ainda verbal, nesta terça-feira (26) da autorização do Ministério das Comunicação para a realização de testes.
 
Com informações da assessoria de imprensa Aesp
Tags: Aesp, encontro, radiodifusão, migração, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.