A Jovem Pan FM 102.9 do Rio de Janeiro completa hoje seu primeiro ano de operações. A rádio foi inaugurada no dia 7 de março do ano passado, marcando o retorno da Jovem Pan ao mercado da capital fluminense após seis anos ausente do dial. Desde a sua estréia a emissora vem evoluindo progressivamente no ranking de audiência medido pelo Instituto Ibope no Rio de Janeiro, porém a rádio ainda demonstra ao mercado que está na fase inicial de seus trabalhos: recentemente ocorreram mudanças na direção da FM e também a inauguração de novos estúdios.
A programação musical alinhada com o projeto da Jovem Pan FM teve inicio no dia 1º de março de 2012 na sintonia 102.9 FM, porém a primeira semana dos trabalhos da rádio serviu para gerar expectativa no meio local. A estréia oficial ocorreu no dia 7 daquele mesmo mês, com a tradicional abertura de novas afiliadas realizada no inicio das edições do programa humorístico Pânico, as 12h00 pelo horário de Brasília. De lá pra cá a Jovem Pan intensificou a sua presença em ações promocionais (estando presente em vários eventos cariocas de interesse do segmento jovem), anunciou Christovam Neumann como seu diretor artístico (em outubro) e no final de 2012 estreou seus novos estúdios.
Nesse primeiro ano de trabalhos no Rio de Janeiro a Jovem Pan FM conta com uma ampla grade de programação local, entrando em rede via-satélite apenas durante a transmissão do humorístico Pânico (segunda à sexta das 12h00 às 14h00) e durante as madrugadas, se aproximando do que ocorre na matriz da rede em São Paulo (a Jovem Pan FM 100.9). Como ainda é considerada uma novidade no dial carioca, a Jovem Pan FM vem evoluindo aos poucos na medição de audiência realizada mensalmente pelo Instituto Ibope, registrando na pesquisa passada (divulgada em fevereiro desse ano) o seu melhor índice de audiência desde a sua reestréia no Rio de Janeiro.
Contra a Jovem Pan existe o curto período de operações na capital fluminense através do novo canal e a presença da Mix FM 102.1, estação que substituiu a própria Jovem Pan no dial carioca em 2007 e ficou praticamente sem concorrência pelo segmento jovem do Rio nesses últimos seis anos. A Mix também investe consideravelmente em promoções, ações de marca, tem apresentado novidades em seu projeto no dial carioca e crescimento na última pesquisa de audiência. O Rio de Janeiro conta também com outra representante do segmento jovem, a Transamérica FM 101.3. Curiosamente as três rádios cariocas voltadas a esse gênero de programação são vizinhas no dial FM (Transamérica em 101.3 FM, seguida pela Mix FM em 102.1 FM e fecha com a Jovem Pan FM em 102.9 FM).
As outras duas passagens da Jovem Pan pelo dial carioca ocorreram entre outubro de 1994 e inicio de 2000 através da sintonia 94.9 FM e posteriormente em 102.1 FM entre dezembro de 2000 e janeiro de 2007.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Jovem Pan FM, Rio de Janeiro, ações, shows, audiência, aniversário