Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 18 de Março de 2013 @ 08:04

Tupi FM terá novos critérios para execuções de músicas sertanejas

São Paulo - Emissora diminuirá execuções de musicas que contém temas como bebidas alcoólicas

Publicidade

A Tupi FM 104.1 de São Paulo, uma das principais estações de rádio do país e constante presença entre as lideres de audiência no mercado paulistano, adotará um critério diferente na hora de executar músicas sertanejas em sua grade. A emissora que possui como carro-chefe esse gênero musical está sob nova direção artística desde fevereiro, conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio. Em entrevista à Folha de S.Paulo a nova direção explicou as mudanças.

Segundo Wagner Mendes, profissional que retornou recentemente a Tupi FM após seis anos ausente da rádio, afirma que canções que possuem como tema central a bebida alcoólica e denigrem a imagem da mulher ficarão restrita à alguns horários específicos na grade da Tupi. "Não quero que a programação tenha somente músicas de amor, mas acho que as (canções) que dizem que beber é sempre bom e pegar todas as mulheres está certo não devem ser prioridade”, explica Mendes à Folha.

A matéria veiculada pelo jornal informa que canções como  Zuar e Beber, do cantor Leonardo, e Balada louca, da dupla Munhoz e Mariano, vão ficar restritas aos programas Clube da Tupi (21h00 à meia-noite, de segunda à sexta) e Bailão da Tupi (que ocorre aos sábados e domingos das 11h00 às 14h00). Mendes afirma que o foco será "músicas boas", porém não serão apenas canções consideradas românticas. "Vou privilegiar artistas com história e novos talentos, mas a prioridade é música boa”, informa Mendes.

Essa pratica também foi aderida pela Clube FM 101.5 de Curitiba no segundo semestre do ano passado, rádio que possui a música sertaneja como foco e realiza campanhas contra o consumo de bebidas alcoólicas sem moderação (campanha "Se beber não perca a noção"). Em São Paulo Wagner Mendes acredita que a mudança na grade musical também poderá influenciar na preferência do ouvinte, ou seja, os pedidos musicais que hoje priorizam musicas com essas temáticas poderão ser substituídos por outras canções conforme a rádio for executando outros trabalhos do sertanejo.

Mendes tem como missão reposicionar a Tupi na primeira colocação de audiência até o final do ano, com base no ranking medido pelo Instituto Ibope. Recentemente a rádio apresentou uma tendência de queda antes da mudança na direção, fato que posicionou a Tupi na terceira posição geral de audiência em períodos como 05-00h (todos os dias e locais), porém já mostra a Band FM 96.1 à frente da 104.1 em outros filtros importantes da medição, como o comercial (06-19h, segunda a sexta).

Outras passagens

Wagner Mendes já dirigiu artisticamente a Tupi FM. No final dos anos 90 o profissional foi responsável por tirar a emissora de uma incomoda 19ª colocação de audiência e posicionou a rádio entre as cinco mais ouvidas de São Paulo, crescimento registrado em apenas seis meses de trabalhos na época. Na sequência a Tupi FM assumiu pela primeira vez a liderança geral de audiência, situação observada em 2000 através da pesquisa geral realizada pelo Instituto Ibope. A partir desse ponto a Tupi FM se consolidou como uma das principais forças de audiência do rádio de São Paulo, posição mantida até hoje pela FM (também com base nas pesquisas realizadas pelo Instituto Ibope).

Com informações da Folha de S.Paulo. Colaboração Carlos Massaro


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Tupi FM, São Paulo, músicas, sertanejo, bebidas alcoólicas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.