O Tudo Rádio destacou recentemente a expansão que a rede controlada pela Band FM 96.1 de São Paulo está vivendo no interior paulista. Após a ampliação de sua rede pelo sul do país (com novas afiliadas em Santa Catarina e uma no Paraná), desde o primeiro semestre de 2012 a Band FM passou a ampliar sua cobertura no interior paulista, incluindo também mudanças de estratégias em alguns centros importantes como Campinas. No total a rede popular/eclética do Grupo Bandeirantes de Comunicação passa a contar com 17 FMs no estado de São Paulo.
A partir de abril a Band FM retoma os trabalhos em Ribeirão Preto através da futura Band FM 96.7, emissora que irá substituir a BandNews FM no dial local. A troca de bandeira já foi difundida entre os veículos especializados do meio radiofônico, confirmada por um gestor da FM ribeirão-pretana. Essa mudança de posicionamento marcará o retorno da rede à Ribeirão Preto, já que a marca deixou de contar com uma afiliada que esteve instalada entre 2005 e dezembro passado, a extinta Band FM 90.5 (atual CBN FM 90.5). A diferença entre as duas emissoras será um possível maior alinhamento artístico entre a 96.7 FM e o perfil trabalhado pela rede.
Em Campinas a Band FM passou a ser representada pela Band FM 106.7, emissora operada a partir do complexo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, estrutura instalada no próprio município campineiro. A tradicional parceira da Band FM na região de Campinas deixará a bandeira da rede a partir do dia 24 deste mês, conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio. A atual Band FM 99.7 passará a sediar a afiliada de Campinas da Massa FM, rede com data de estreia prevista para o próximo dia 8 de abril. Essa mudança na Band FM também é uma estratégia adotada pelo Grupo Bandeirantes, levando em consideração que nesse mercado a rádio também passa para a operação própria.
O saldo de emissoras no interior paulista por parte da Band FM ficou positivo, fato motivado pelo retorno rápido ao mercado de Ribeirão Preto e também às estréias em novos centros, como a Band FM 96.9 de Presidente Epitácio (emissora que irá iniciar os seus trabalhos no próximo dia 25). A rede também comemorou recentemente seu primeiro ano na região de Bauru através da Band FM 92.3, além de contar com uma ampliação de sinal de uma afiliada instalada na região de Ourinhos ocorrida em julho de 2012 (a Band FM 99.9, radio que operava em 89.1 FM e possui seu sistema irradiante instalado na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo).
Antes dessas movimentações a Band FM crescia através de novas afiliadas nos estados de Santa Catarina, Paraná (emissora instalada na região de Foz do Iguaçu) e na região Centro-Oeste do país. Recentemente havia uma expansão de outra rede do Grupo Bandeirantes por São Paulo: trata-se do projeto liderado pela Nativa FM 95.3 da capital que passou a contar com varias emissoras espalhadas pelo interior paulista nos últimos anos.
Até o final de abril a Band FM contará com as seguintes rádios espalhadas pelo território paulista:
Band FM 96.1 – São Paulo
Band FM 106.7 – Campinas
Band FM 96.7 – Ribeirão Preto
Band FM 102.7 – Sorocaba
Band FM 99.5 – São Jose do Rio Preto
Band FM 92.3 – Bauru
Band FM 97.1 – Presidente Prudente
Band FM 96.1 – Catanduva
Band FM 95.3 – Barretos
Band FM 93.9 – Tupã
Band FM 104.7 – Lins / Promissão
Band FM 99.9 – Santa Cruz do Rio Pardo / Ourinhos
Band FM 95.9 – Olímpia
Band FM 95.9 – Ilha Solteira
Band FM 101.1 – Jacupiranga / Registro
Band FM 88.7 – Junqueirópolis / Dracena
Band FM 96.9 – Presidente Epitácio
Clique aqui e veja a lista completa de emissoras da Band FM pelo país
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Band FM, expansão, rede, São Paulo, afiliadas, emissoras