Quinta-Feira, 11 de Abril de 2013 @ 10:12
São Paulo – Mais uma emissora clandestina foi fechada na Zona Norte de São Paulo
Aos poucos a Paradiso FM 91.7, emissora do segmento adulto-contemporâneo que iniciou seus trabalhos de forma experimental em São Paulo, vai ampliando sua cobertura na capital e região metropolitana. A emissora ainda aguarda uma melhor condição técnica para poder operar no mercado paulistano, fato que será possível apenas após melhorias técnicas de sinal e da diminuição de interferências no canal 91.7 FM, utilizado pela FM entre a capital e o litoral de São Paulo. Na última segunda-feira, 8 de abril, foi fechada mais uma estação clandestina que operava a partir da Zona Norte da capital paulista, melhorando assim a cobertura da Paradiso nessa área paulistana.
A emissora clandestina fechada foi a “Nova Shalom FM 91.7”, estação de programação religiosa / evangélica que operava próxima do que é considerada divisa entre as zonas Norte e Oeste, mais precisamente na Rua Colina do Jaraguá (local de altitude considerável, fato que auxilia na propagação da FM pirata entre São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, entre outras localidades). Por operar no mesmo canal da Paradiso FM a Nova Shalom interferia no sinal da FM do gênero adulto-contemporâneo, além de também ter sua área de cobertura diminuída devido a presença de uma FM comercial em 91.7 FM (situação que não era observada até o ano passado, já que a emissora que antecedeu a Paradiso FM ocupava a frequência 91.9 FM, conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio).
A localização da estação clandestina foi realizada pelo C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências), empresa que atua nessa área de radiodifusão e realiza trabalhos em São Paulo, Campinas, Brasília, Santos, entre outros centros brasileiros, sempre com operações conjuntas à órgãos e autoridades oficiais de cada município. A consulta para saber se uma determinada emissora operante em qualquer região brasileira é legalizada pode ser feita por qualquer internauta através do sistema de distribuição de canais presença nos sistemas interativos do site da Anatel (agência que fiscaliza a radiodifusão nacional) ou através das tabelas de Dials FM/AM disponibilizadas pelo Tudo Rádio.com (incluindo as faixas destinadas à chamada “radiodifusão comunitária” - clique aqui para realizar sua pesquisa).
Por enquanto não há previsão oficial de estréia dos trabalhos em definitivo da Paradiso FM, estação que já está no ar com locução ao vivo, porém não divulga suas operações ao mercado publicitário (pelo fato da FM aguardar algumas etapas técnicas que viabilizarão sua competitividade no acirrado mercado paulistano).
Clique aqui para ver e ouvir a lista de FMs sintonizadas na Grande São Paulo
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.