Sexta-Feira, 12 de Abril de 2013 @ 07:57
Belo Horizonte – 102,9 FM continua crescendo na capital mineira e ganha duas posições no geral
Saiu mais uma pesquisa geral da audiência FM de Belo Horizonte, considerado um termômetro importante para o interior de Minas Gerais e também vitrine para vários mercados brasileiros. Diferente do que ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, o FM de Belo Horizonte não viu recuo em sua média de ouvintes por minuto na comparação com a medição passada. Além da alta a capital mineira também acompanhou destaques importantes na atual pesquisa do Instituto Ibope. Acompanhe a pesquisa atual (janeiro/2013 a março/2013) que será confrontada com a anterior (dezembro/2012 a fevereiro/2013), período 05h-00h (todos os dias e locais). Trata-se do primeiro resultado que compreende apenas um período de 2013, sem considerar medições do final de 2012 (apenas para determinar evoluções).
A Itatiaia FM 95.7 é novamente a rádio líder de audiência em Belo Horizonte, afirmação baseada no resultado obtido pela FM no período 05h-00h (todos os dias e locais). Na comparação com a medição passada a nova líder obteve a maior variação positiva em números absolutos e também percentuais entre todas as estações participantes da pesquisa, fato que influenciou diretamente no retorno da Itatiaia à primeira colocação. A emissora também contou com um recuo considerável visto nos números médios da Liberdade FM 92.9, estação popular que era detentora do primeiro lugar no 05h-00h (todos os dias e locais). Itatiaia e Liberdade estão travando uma disputa acirrada pela primeira colocação desde o segundo semestre de 2011. Diferente das medições anteriores as rádios BH FM 102.1 e 107 FM 107.5 não variaram positivamente.
A Jovem Pan FM 99.1 foi novamente um dos destaques da medição. A rádio manteve a quinta colocação geral e a liderança em seu segmento, além de registrar uma de suas melhores marcas de audiência na comparação com os índices obtidos pela FM nos últimos anos em Belo Horizonte. Na sequência aparece a líder no segmento adulto-contemporâneo Alvorada FM 94.9, estação que também oscilou positivamente na medição, permanecendo assim próximo da Jovem Pan no 05h-00h (todos os dias e locais). A jovem 98 FM 98.3 também se destacou na pesquisa ao apresentar uma das maiores variações positivas entre as estaçoes que participam da pesquisa do Instituto Ibope em Belo Horizonte, ganhando assim uma posição nesse período e também se aproximando um pouco mais da Alvorada.
Outra emissora que segue sendo um dos destaques na medição de Belo Horizonte é a 102,9 FM 102.9 (antiga CDL FM). Após a mudança de nome e alguns ajustes em sua grade a FM obteve uma sequência importante de resultados positivos, cravando na atual medição o seu melhor desempenho na pesquisa de audiência desde o inicio dos seus trabalhos na capital mineira. Dentro do gênero adulto-contemporâneo (perfil de atuação da 102.9 FM), a 102,9 obteve a maior variação positiva entre as rádios mineiras desse segmento. Essa evolução no índice fez com que a antiga CDL ganhasse duas colocações no período 05h-00h (todos os dias e locais), além de se distanciar das rádios Antena 1 FM 105.1 e Guarani FM 96.5.
Em resumo as primeiras colocações (ranking que conta com 22 FMs participantes) ficaram organizadas da seguinte forma: Itatiaia FM 95.7, Liberdade FM 92.9, BH FM 102.1, 107 FM 107.5, Jovem Pan FM 99.1, Alvorada FM 94.9, 98 FM 98.3, Nativa FM 103.9, Fã FM 91.7, 102,9 FM 102.9, Transamérica Hits FM 88.7 ...
Clique aqui e veja o panorama anterior da disputa por audiência em Belo Horizonte
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.