Todos os dias os visitantes do Tudo Rádio acompanham um resumo objetivo das notícias que saíram no portal durante o dia. Se você perdeu alguma informação e está com a corda no pescoço quando o assunto é “tempo”, o resumo vai manter você atualizado com o que foi destaque no mundo radiofônico.
Boa leitura!
Relator defende que radiodifusores escolham melhor padrão para suas emissoras
O relator da Subcomissão Especial de Rádio Digital, deputado Sandro Alex (PPS-PR), adiantou nesta terça-feira, em reunião realizada em Brasília, que proporá a abertura do País a diferentes tecnologias para facilitar a implantação do modelo digital de transmissão radiodifusora. A ideia de Sandro Alex é permitir que os radiodifusores possam utilizar o modelo que for mais conveniente a sua situação, sem restrição de tecnologia. O parlamentar deverá apresentar na quarta-feira da próxima semana, dia 24, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, uma prévia de seu relatório, com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Jovem Pan FM chega aos cinco anos em Joinville
A Jovem Pan FM 91.1 de Joinville vai completar cinco anos de trabalhos ininterruptos no mercado mais populoso de Santa Catarina. A marca é expressiva pela rádio já possuir um histórico de liderança em audiência mesmo com pouco tempo de operação na cidade catarinense. No ar desde o dia 28 de abril de 2008 a Jovem Pan substituiu a Transamérica, rádio que ocupava os 91.1 FM de Joinville desde dezembro de 1994. Com menos de quatro anos a Jovem Pan FM já chegou à liderança geral de audiência em Joinville segundo a última medição realizada pelo Instituto Ibope. Na primeira medição de audiência que a 91.1 FM participou em Joinville como Jovem Pan FM a marca já tinha atingido a liderança no segmento jovem local, sendo que a pesquisa foi realizada pelo Instituto Ibope no segundo semestre de 2008, no mesmo ano de estréia da rádio na cidade.
Exclusivo: Massa FM e Rádio T anunciam inicio das operações em Foz do Iguaçu
Uma notícia importante para a região da Tríplice Fronteira: a redes lideradas pelas rádios Massa FM 97.7 de Curitiba e Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa iniciarão em breve os seus trabalhos com foco em Foz do Iguaçu, considerado um dos principais pólos econômicos e populacionais do interior da região Sul do país. As duas redes que possuem uma grande abrangência estadual e atuam com foco no gênero popular passarão a dividir espaços com outras marcas importantes que já estão presentes na Tríplice Fronteira, sendo algumas delas afiliadas de redes nacionais. A futura Massa FM 88.1 está com inauguração prevista para a próxima semana ou no início de maio (data à definir) enquanto a Rádio T FM 107.1 ainda não divulgou sua data de estréia em Foz.
Proposta da carteira nacional dos radialistas é aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara
Uma das propostas defendidas pela Associação dos Radialistas do Brasil recebeu resposta positiva para a sua aprovação e poderá, em breve, virar lei. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deu parecer favorável à aprovação do projeto de lei que institui a carteira de identificação profissional dos radialistas (PL 1005/2007). A indicação foi entregue no último dia 13 ao colegiado. O parecer é do deputado federal João Campos (PSDB/GO) e o projeto de autoria da deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB/RS). Pela proposta, o documento de identidade da categoria terá validade em todo o território nacional e será emitida pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão por meio dos sindicatos filiados.
Estudo mostra que mais de três mil cidades brasileiras não têm rádios comerciais
Coordenado pelo economista Luis Roberto Antonik, diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), o estudo “Tudo o que você precisa saber sobre rádio e televisão — licenças, outorgas, taxa de penetração, receitas e receptores” revela que 3350 municípios do país não têm rádio comercial. Isso prejudica a população local em vários aspectos, especialmente na falta de acesso à propaganda política partidária local e a notícias. Para os empresários dessas localidades, a carência impede que tenham acesso à publicidade. O estudo confirma que o serviço de rádio comunitária vem crescendo muito desde que foi instituído. No último dia 4 de março, o Ministério das Comunicações publicou um aviso de habilitação para autorizar a abertura de novas rádios comunitárias em 75 municípios brasileiros que ainda não contam com qualquer emissora desse tipo nos estados de Piauí, Paraíba, Goiás, Tocantins, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Maranhão.
Jornal Gente completa 35 anos no ar pela Rádio Bandeirantes
O Jornal Gente, que vai ao ar pela Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo completou 35 anos no ar nesta quinta-feira. A data foi lembrada durante toda a programação da rádio, além de ser tema de reportagem da Folha de S.Paulo. O jornal entrou no ar em 1978 para substituir o programa “O Trabuco”, que era comandado por Vicente Leporace. Uma dos apresentadores do jornal é o jornalista José Paulo de Andrade, que este ano também comemorou 50 anos de carreira na emissora e também os 40 anos do programa Pulo do Gato. Além de Zé Paulo, o programa também é apresentado por Salomão Ésper e tinha ainda Joelmir Beting (falecido recentemente). Hoje, Rafael Colombo completo o trio de apresentadores.
A redação do Tudo Rádio.com retorna amanhã a partir das 8h00 (horário de Brasília).