A Rádio MEC AM 800 do Rio de Janeiro, emissora que pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) completou 90 anos em operação. A emissora é considerada a primeira rádio inaugurada oficialmente no Brasil e foi fundada pelo médico, professor e antropólogo Edgar Roquette Pinto, que juntamente com amigos, via na radiodifusão um instrumento para educar e aproximar comunidades isoladas no interior do país.
Segundo informações históricas, Roquette Pinto, juntamente com amigos da Academia de Ciências do Rio de Janeiro fizeram uma rádio chamada Rádio Sociedade PR-AA. A emissora foi inaugurada em 20 de abril de 1923 e os próprios fundadores que atuavam pela rádio.
Em 1936, Roquette Pinto doou a emissora ao Ministério da Educação e Cultura e a rádio seguiu os ideais do fundador executando a programação cultural que seguiu como carro-chefe. A emissora contou também com orquestra sinfônica, de câmara, quintetos, quartetos e trios de variados instrumentos. Em 1983 foi inaugurada a rádio MEC FM 98.9 do Rio de Janeiro quando a rádio passou a ter jornalismo e esportes.
No mês passado, a rádio estreou a temporada 2013 do programa Blim-blem-blom, programa de música clássica para crianças, criado e dirigido por Tim Rescala. A atração vai ao ar a partir do meio-dia e conta também com várias novidades para a nova temporada.
O programa está totalmente renovado e se torna quase que inteiramente uma radionovela, com novos personagens. Agora, integram o novo elenco os atores mirins Bernadete Costa e Januário Amorim, do projeto Bem-me-quer Paquetá. Escrito por Tim Rescala e Vanessa Dantas, Blim-blem-blom tem como figura central o Tio Chico, interpretado pelo ator Cândido Damm.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio Nacional, MEC, Rio de Janeiro, Brasília, Alto Solimões