Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2013 @ 09:25

Conselho promove audiência pública sobre rádio digital em Santa Catarina

Florianópolis - Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai realizar encontro para debater implantação da nova tecnologia no Brasil

Publicidade

O padrão de rádio digital a ser implantado no Brasil será tema de uma audiência pública na segunda-feira, dia 29, na sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. É a primeira audiência pública a discutir o tema, que já vem sendo debatido por um conselho consultivo criado pelo governo federal no ano passado. O encontro será realizado em Florianópolis, a partir das 14 horas.

O representante do Ministério das Comunicações no Conselho Consultivo do Rádio Digital, Octavio Pieranti, explica que a audiência foi motivada por uma mobilização dos radiodifusores de Santa Catarina, interessados em conhecer mais sobre o andamento dos estudos para implantação da nova tecnologia no país.
 
A audiência pública em Santa Catarina deverá contar também com representantes dos padrões de norte-americano (Iboc ou HD Radio) e europeu (DRM).  Esses dois sistemas de rádio digital estão sendo testados para verificar qual deles melhor se adapta ao país. 
 
Os testes já realizados com os dois sistemas foram feitos em emissoras de várias classes e potências, em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O resultado foi inferior ao esperado e novas simulações vão ser feitas em 2013.  Um dos desafios é como aumentar a cobertura do sinal digital.
 
O Conselho Consultivo do Rádio Digital foi criado no ano passado para avaliar os resultados desses testes, que estão sendo feitos pelo MiniCom em parceria com o Inmetro, e definir qual padrão será adotado. O grupo reúne representantes de vários setores como governo, radiodifusores, pesquisadores e fabricantes.
 
Com informações da Abert
Tags: Digitalização FM, Ministério das Comunicações, Rádio, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro
  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.