Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 02 de Maio de 2013 @ 15:02

Deputado defende preservação das rádios AMs

Brasília - Deputado pediu providências para evitar a extinção das emissoras após o surgimento da FM digital

Publicidade

Em uma audiência pública realizada na semana passada em Brasília, o ex-governador do Mato Grosso e atual deputado federal Júlio Campos (DEM-MT) pediu providências para evitar a extinção das emissoras AMs com dificuldades após o surgimento do FM digital. O parlamentar, que integra a subcomissão do rádio digital, manifestou sua preocupação com as dificuldades de manutenção no mercado das emissoras AM ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Campos ressaltou a importância da aprovação do relatório produzido na subcomissão criando um marco regulatório para o setor. “Se não houver uma providência séria, rápida desse ministério as rádios AM do Brasil irão falir. Com a presença forte das FMs digitalizadas as emissoras AM serão extintas. Então, o ministro prometeu acolher o relatório que foi feito pela subcomissão da rádio digital para que possamos transformar esse documento em uma lei, em um novo marco regulatório para as rádios AM de todo o País. Assim, iremos salvar o segmento que gera emprego e renda no nosso País”, pontuou Júlio Campos que lembra que o relatório foi fruto de muita discussão e pesquisa no Brasil, Europa e Estados Unidos.
 
Durante a audiência pública, o deputado também fez um apelo ao ministro Paulo Bernardo para que os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) sejam de fato empregados na expansão da banda larga no País. “Uma das grandes bandeiras dessa comissão e minha também é a utilização do fundo constitucional que hoje é cobrado para disseminar a presença da banda larga no interior brasileiro, nas escolas públicas, nos locais que não têm acesso e o ministro disse que tem mais de R$ 1 bilhão do fundo que até hoje não foi distribuído. Segundo ele, os Ministérios da Fazenda e do Planejamento têm dificuldade em liberar os recursos para o seu ministério”, protestou o parlamentar.
 
Uma outra audiência pública foi realizada na segunda-feira, dia 29, na sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Esta foi a primeira audiência pública a discutir o tema no estado, que já vem sendo debatido por um conselho consultivo criado pelo governo federal no ano passado.
 
Vale lembrar que a migração para os canais 5 e 6 deve seguir o seu curso independentemente da digitalização do rádio, defendeu o secretário.  “O rádio AM não pode esperar”, afirmou.  A tese também foi sustentada pelo diretor-geral da ABERT, Luís Roberto Antonik. “Queremos digitalizar o rádio, sim, mas primeiro temos que ter uma solução imediata para o rádio AM no Brasil”, defendeu.
 
A transição das emissoras de ondas médias para os canais 5 e 6 permitirá que elas funcionem em uma faixa estendida de FM. Essa  foi a melhor solução encontrada para valorizar o rádio AM, que sofre continuamente com interferências, afirmaram os debatedores.
 
Com informações do site O Nortão
Tags: Digitalização, migração AM, ministro Paulo Bernardo, Rádio, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.