Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Maio de 2013 @ 17:07

Rádio teria sido usada como comunicação para fraude do leite no Rio Grande do Sul

Ibirubá - Investigados no núcleo de Ibirubá usavam preferencialmente ritmo sertanejo

Publicidade

O promotor de Ibirubá, Mauro Rochenback, disse ao portal G1 que os suspeitos de adulterar o leite no Rio Grande do Sul, utilizavam uma emissora de rádio para fazer a comunicação entre os caminhoneiros que transportavam o produto. Segundo o promotor, a música pedida na rádio, com dedicatória, servia como código para orientar os motoristas.

Segundo o promotor, como o sinal de celular na região é ruim, a alternativa era utilizar as ondas da rádio Amizade FM 96.7 de Ibirubá para a comunicação com caminhoneiros do transporte do produto. A música pedida, com dedicatória, servia como código. "Eles tinham esse código. Como na região existe dificuldade em falar por telefone, eles usavam esse recurso para se comunicar. Ligavam para a rádio e diziam que queriam oferecer uma música para tal pessoa, e aí aquela pessoa sabia para onde tinha que ir, ou então para onde não poderia ir", disse o promotor. 
 
No entanto, Rochenback entende que essas escutas não sejam parte importante na investigação. Ele recebeu a informação das escutas, mas ainda não ouviu a gravação. "Não escutei ainda, não faz muita diferença, não tem as identificações. O estilo musical escolhido era o sertanejo", acrescentou.
 
Acostumado a tocar música sertaneja na rádio, o radialista Carlos Cézar se surpreendeu ao saber que as ondas da emissora eram usadas para maquiar o esquema de fraude no leite, revelado pelo Ministério Público nesta semana. Apesar de ser a mais tocada em alguns momentos, ele garante nunca ter desconfiado que “Caminhoneiro”, de Chitãozinho e Xororó, poderia servir como senha para avisar motoristas de caminhão sobre a presença de fiscais.
 
Ele disse que ainda que a música chegava a ser a mais pedida na rádio em alguns horários. “As pessoas pedem a música e normalmente dedicam para alguma pessoa. Nesse caso, dedicavam para amigos. Essa música era bem frequente, estava entre as mais tocadas em alguns momentos. Mas a gente nunca desconfiou”, relata o radialista ao G1. “O assunto está repercutindo bastante na região. Virou motivo de piada entre os moradores”, conta. Apesar dos pedidos de música não levantarem suspeitas, o esquema de fraude no leite já era um assunto que preocupava a comunidade antes das investigações do MP.
 
Com informações do portal G1

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Fraude, leite, rádio, caminhoneiro, Rio Grande do Sul, Amizade FM

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.