Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Maio de 2013 @ 17:07

Rádio teria sido usada como comunicação para fraude do leite no Rio Grande do Sul

Ibirubá - Investigados no núcleo de Ibirubá usavam preferencialmente ritmo sertanejo

Publicidade

O promotor de Ibirubá, Mauro Rochenback, disse ao portal G1 que os suspeitos de adulterar o leite no Rio Grande do Sul, utilizavam uma emissora de rádio para fazer a comunicação entre os caminhoneiros que transportavam o produto. Segundo o promotor, a música pedida na rádio, com dedicatória, servia como código para orientar os motoristas.

Segundo o promotor, como o sinal de celular na região é ruim, a alternativa era utilizar as ondas da rádio Amizade FM 96.7 de Ibirubá para a comunicação com caminhoneiros do transporte do produto. A música pedida, com dedicatória, servia como código. "Eles tinham esse código. Como na região existe dificuldade em falar por telefone, eles usavam esse recurso para se comunicar. Ligavam para a rádio e diziam que queriam oferecer uma música para tal pessoa, e aí aquela pessoa sabia para onde tinha que ir, ou então para onde não poderia ir", disse o promotor. 
 
No entanto, Rochenback entende que essas escutas não sejam parte importante na investigação. Ele recebeu a informação das escutas, mas ainda não ouviu a gravação. "Não escutei ainda, não faz muita diferença, não tem as identificações. O estilo musical escolhido era o sertanejo", acrescentou.
 
Acostumado a tocar música sertaneja na rádio, o radialista Carlos Cézar se surpreendeu ao saber que as ondas da emissora eram usadas para maquiar o esquema de fraude no leite, revelado pelo Ministério Público nesta semana. Apesar de ser a mais tocada em alguns momentos, ele garante nunca ter desconfiado que “Caminhoneiro”, de Chitãozinho e Xororó, poderia servir como senha para avisar motoristas de caminhão sobre a presença de fiscais.
 
Ele disse que ainda que a música chegava a ser a mais pedida na rádio em alguns horários. “As pessoas pedem a música e normalmente dedicam para alguma pessoa. Nesse caso, dedicavam para amigos. Essa música era bem frequente, estava entre as mais tocadas em alguns momentos. Mas a gente nunca desconfiou”, relata o radialista ao G1. “O assunto está repercutindo bastante na região. Virou motivo de piada entre os moradores”, conta. Apesar dos pedidos de música não levantarem suspeitas, o esquema de fraude no leite já era um assunto que preocupava a comunidade antes das investigações do MP.
 
Com informações do portal G1

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Fraude, leite, rádio, caminhoneiro, Rio Grande do Sul, Amizade FM

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.