Confira a edição de hoje do Fim de Expediente Tudo Rádio.com.
Todos os dias os visitantes do Tudo Rádio acompanham um resumo objetivo das notícias que saíram no portal durante o dia. Se você perdeu alguma informação e está com a corda no pescoço quando o assunto é “tempo”, o resumo vai manter você atualizado com o que foi destaque no mundo radiofônico.
Boa leitura!
Panorama: Rádios jovens de São Paulo também geram expectativa no mercado
Após indefinições e especulações no final de 2012 o chamado “rádio jovem” de São Paulo volta a ser um dos destaques quando o assunto é a expectativa do meio. Essas emissoras ganharam alguns “holofotes” após mudanças em projetos artísticos e também devido alguns resultados de audiência já obtidos por essas estações. Assim como as “populares” que centralizam a disputa pelas primeiras colocações do ranking do Instituto Ibope (saiba mais clicando aqui), as “jovens” também almejam resultados mais expressivos entre as FMs mais ouvidas de São Paulo, tendo hoje duas representantes desse segmento entre as dez melhores colocadas na medição de audiência. A massificação de novos “hits” e “artistas” que podem ser identificados com esse gênero de rádio também auxiliam nesse “novo momento”.
Jovem Pan FM completa sete anos de trabalhos em Cuiabá
A Jovem Pan FM 93.3 de Cuiabá completou na quarta-feira, dia 8, sete anos de trabalhos na capital do Mato Grosso. A emissora que hoje é a única afiliada da rede paulista no estado iniciou suas operações em 2006, encerrando um longo período de ausência da marca no território mato-grossense. Hoje a Jovem Pan é uma das principais audiências do mercado de Cuiabá e é também uma das três FMs que são afiliadas à rede comandada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo que operam no Centro-Oeste. Inaugurada em 8 de maio de 2006, a Jovem Pan FM substituiu a local Antena FM em Cuiabá, rádio que ocupava a estação 93.3 FM antes da estréia da rede paulista. Segundo informações locais a opção pela Jovem Pan foi uma tentativa de reverter os baixos índices de audiência que a Antena FM registrava na época.
98 FM desenvolve projeto social em escola pública de Curitiba
A 98 FM 98.9 de Curitiba está desenvolvendo um projeto social voltado para crianças de 11 a 14 anos que estão matriculadas nas escolas públicas da capital paranaense. A ação “98 nas Escolas” é realizada em parceria com o Instituto GRPCOM (que controla a emissora) desde 2011, e tem como objetivo oferecer aulas fora das classes aos estudantes, que recebem orientações técnicas de rádio, teatro e cidadania. A instituição selecionada para 2013 foi o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, e os alunos do Ensino Fundamental recebem semanalmente a equipe da rádio, do Instituto GRPCOM e parceiros do Teatro Parque da Criança, e do CAV Projeto Sou Cidadão.
Exclusivo: 92 FM chega ao Leste de São Paulo e ao Sul de Minas Gerais
A partir do dia 13 de maio o mercado do leste do estado de São Paulo e parte do sul de Minas Gerais irão acompanhar um novo projeto de rádio popular no dial FM. Trata-se da futura 92 FM 92.1 de São João da Boa Vista, emissora que vai substituir a atual Mix FM 92.1. O projeto é de uma rádio feita localmente e voltada ao gênero “popular” de programação, sendo um perfil artístico que é carente nessa área do interior paulista. Desde 2010 a 92.1 FM atuou como Mix FM, fazendo com que São João da Boa Vista tivesse duas rádios do segmento jovem/pop nos dois únicos canais comerciais em FM existentes na cidade, deixando a “audiência popular” para rádios de cidades vizinhas. A estréia da nova emissora local vai acontecer a partir da meia-noite (horário de Brasília) do dia 13 de maio.
Especialista afirma que site é tão importante quanto um transmissor novo para rádios
A professora Nair Prata, autora da tese Webradio: novos gêneros, novas formas de interação, afirmou que a criação de um site é tão importante quanto a aquisição de um transmissor para as rádios. A afirmação foi feita durante o seminário realizado em Recife, nesta quinta-feira, pela Associação de Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) e promovido pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O encontro reuniu radiodifusores e profissionais de emissoras de Pernambuco. Segundo a especialista, é fundamental para qualquer empresa estar na rede mundial, e não poderia ser diferente com o rádio. “A introdução da emissora no mundo digital é tão imprescindível quanto um transmissor novo e de maior potência”, afirmou a professora Nair Prata.
Rádio teria sido usada como comunicação para fraude do leite no Rio Grande do Sul
O promotor de Ibirubá, Mauro Rochenback, disse ao portal G1 que os suspeitos de adulterar o leite no Rio Grande do Sul, utilizavam uma emissora de rádio para fazer a comunicação entre os caminhoneiros que transportavam o produto. Segundo o promotor, a música pedida na rádio, com dedicatória, servia como código para orientar os motoristas. Segundo o promotor, como o sinal de celular na região é ruim, a alternativa era utilizar as ondas da rádio Amizade FM 96.7 de Ibirubá para a comunicação com caminhoneiros do transporte do produto. A música pedida, com dedicatória, servia como código. "Eles tinham esse código. Como na região existe dificuldade em falar por telefone, eles usavam esse recurso para se comunicar. Ligavam para a rádio e diziam que queriam oferecer uma música para tal pessoa, e aí aquela pessoa sabia para onde tinha que ir, ou então para onde não poderia ir", disse o promotor.
A redação do Tudo Rádio.com retorna amanhã a partir das 8h00 (horário de Brasília).
Mande sua sugestão de pauta para [email protected]
Tags:
Fim de Expediente