Uma curiosidade para quem acompanha futebol e o mercado radiofônico direcionado às transmissões esportivas. Com as diferenças no calendário das finais dos Campeonatos Estaduais nesse primeiro semestre de 2013, algumas rádios tradicionais foram “obrigadas” a transmitirem partidas de outros estados. Por exemplo: com as campanhas dos times Botafogo (campeão estadual no Rio de Janeiro neste ano) e Internacional (campeão gaúcho), algumas rádios esportivas da capital fluminense e de Porto Alegre cobriram a primeira partida da final do Campeonato Paulista, realizada ontem (12 de maio) entre Corinthians e Santos. Essa situação também deverá se repetir nesses locais e também em outros já no próximo final de semana.
Entenda os casos carioca e gaúcho: a formula de disputa do estadual do Rio de Janeiro elimina a necessidade de uma “final” caso o mesmo time ganhe o primeiro e o segundo turno do torneio. No caso carioca o Botafogo venceu a Taça Guanabara (primeiro turno do estadual) e a Taça Rio (segundo turno). Resultado: não houve possibilidade de realização de uma final do estadual entre os campeões de cada turno, já que o Botafogo levou a melhor nessas duas etapas. Com isso rádios como Bradesco Esportes FM 91.1 e Nacional AM 1130 (que cobrem o futebol carioca), acabaram cobrindo a primeira partida da final do Campeonato Paulista. Já emissoras como Super Rádio Tupi FM 96.5 AM 1280 e Rádio Globo AM 1220 FM 89.5 que cobrem os times cariocas preferiram não contar com o futebol nessa tarde de domingo. Ainda sobre quem transmitiu a final paulista, essa mesma situação ocorreu no Rio Grande do Sul, onde o Internacional foi campeão e deixou rádios como a Rádio Gaúcha AM 600 FM 93.7 sem uma final estadual nesse e no próximo final de semana.
Em São Paulo a fórmula é diferente e, independente do desempenho de qualquer participante na competição, não haveria a possibilidade do futebol local não acompanhar finais nos dias 12 (ontem) e 19 de maio (segundo jogo da final do estadual que será realizada entre Santos e Corinthians na Baixada Santista). Com isso as emissoras cariocas e gaúchas que não abrem mão de realizarem jornadas esportivas nos finais de semana acabaram acompanhando o primeiro jogo da final do Paulistão 2013 e deverão manter esse planejamento no próximo final de semana. E essa lista será engrossada: rádios esportivas do Paraná e Pernambuco (estados que conheceram ontem seus campeões estaduais) também não terão um jogo final no dia 19, mas no caso do Paranaense é devida uma diferença nos calendários, independente do desempenho dos times locais.
Essa situação fica ainda mais “escancarada” com as redes nacionais que transmitem futebol. Sem partidas locais devido a essas diferenças, as afiliadas e retransmissoras dessas regiões acabam “engatando” na geração das cabeças de rede em São Paulo. Esse é o caso da rede liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo, marca com afiliadas que possuem equipes e projetos de cobertura do futebol local.
Clique aqui para ver a lista de emissoras esportivas que estão com seus áudios disponíveis de forma online e através do Tudo Rádio.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádios, transmissão, futebol, campeonato, estaduais