A influência do Rádio na Sociedade é o tema da etapa regional do 3º Seminário Matogrossense de Rádio que vai acontecer no dia 7 de junho na cidade de Cáceres, no interior do Mato Grosso. A programação do evento já está definida e conta com palestras, debates e mesas redondas sobre vários temas envolvendo a radiofusão em Mato Grosso e no Brasil. Um dos palestrantes é o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), Presidente da CPI do ECAD no Congresso Nacional. O encontro acontece no auditório do Cine Xin com início às 7h30 horas.
Esta é a terceira edição do Seminário Matogrossense de Rádio, idealizado e realizado pelo Escritório do Rádio com o intuito de fomentar o debate, fortalecer e valorizar o rádio no estado de Mato Grosso. A novidade deste ano é a regionalização do evento. Considerando a força do rádio no interior do Estado, os organizadores decidiram descentralizar o evento realizando edições regionais.
Em 2013, o encontro será na cidade Cáceres e devem participar além de lideranças políticas e empresariais, Jornalistas, radialistas e proprietários de emissoras de rádio da região que engloba cerca de 30 municípios. Mesmo se tratando e um evento regional, profissionais de Rádio de outras regiões de Mato Grosso já confirmaram presença.
“Nosso objetivo é trazer o rádio para a pauta de discussões, pois, os problemas e as dificuldades que as emissoras enfrentam são muitos e nós precisamos valorizar e fortalecer este importante instrumento de comunicação de massa do Brasil e em especial de Mato Grosso, onde o Rádio continua sendo o mais eficiente meio de comunicação”, disse o jornalista Jurandir Antônio, diretor de jornalismo do Escritório do Rádio e coordenador do Seminário.
O evento em Cáceres, contará com a participação de palestrantes como a professora Melissa Vignardi, que vai falar sobre “Tecnologias e Mídias Sociais – Instrumentos para Impulsionar o Rádio ”; e de Geraldo da Cunha Macedo, presidente da Comissão de Propriedade Intelectual e Direito autoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB–MT) que fará palestra sobre “A Relação entre emissoras de rádio e o ECAD – Conflitos, dúvidas e questionamentos. Já os temas das Mesas Redondas serão “A Força e a Importância do Rádio no Interior” e “Gestão Comercial das Emissoras de Rádio ”; e “O Rádio AM tem condições para superar as dificuldades técnicas e operacionais enfrentadas hoje?”.
Além dos conferencistas também participarão do evento os senadores Randolfe Rodrigues e Pedro Taques, o jornalista Onofre Ribeiro, – Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMT Alcides Teixeira da Silva, o jornalista e radialista Antero Paes de Barros, o delegado regional do Ministério das Comunicações em Mato Grosso Ernesto Hideo Okano, entre outros.
E depois de um dia inteiro de trabalho e intensos debates, nada como umas boas gargalhadas. Por isso, o encerramento do Seminário será marcado pelo humor. Às 21h, o radialista Carlos Roberto, o Mortadela de Cuiabá, fará a apresentação “Coisas e causos do rádio em Mato Grosso” relatando acontecimentos inusitados do Rádio e de radialistas do Estado. E encerrando a Programação do 3º Seminário Mato-grossense de Rádio - Etapa Regional haverá o show regional com os humoristas Nico e Lau.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.mtviaradio.com.br A etapa estadual do seminário vai acontecer em Cuiabá no dia 27 de setembro.
Com informações do site O Documento
Tags:
Seminário, modernização, vendas, radiodifusão, Cáceres, Mato Grosso