Terça-Feira, 21 de Maio de 2013 @ 14:59
São Paulo – Aniversário da emissora ocorreu ontem, 20 de maio
A Rede BandNews, uma das emissoras controladas pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e cuja matriz é a BandNews FM 96.9 de São Paulo, completou ontem oito anos de trabalhos ininterruptos na capital paulista, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Ontem, 20 de maio, a rede que também conta com FMs instaladas em Salvador, Brasília, Curitiba e Fortaleza comemorou oito anos de existência, sendo a primeira rede exclusivamente em FM voltada ao jornalismo, projeto que ainda está formando seu público nas praças onde atua, segundo medições do Instituto Ibope. O aniversário foi constantemente lembrado pela equipe da rádio ao longo do dia de ontem.
No dia 20 de maio de 2005 a BandNews teve seu início às 0h00 através das frequências 96.9 FM de São Paulo, 94.9 FM do Rio de Janeiro, 99.3 FM de Porto Alegre e 89.5 FM de Belo Horizonte. Na ocasião o jornalista Carlos Nascimento (que estava no Grupo Bandeirantes) fez a introdução da nova rede, apresentando a emissora ao vivo aos mercados onde a marca estava estreando. Naquele mesmo ano a BandNews também chegou a Salvador. Em janeiro de 2006 foi a vez de Curitiba estrear na rede e Brasília em 2007. No segundo semestre de 2008 a BandNews iniciou os trabalhos em Campinas e em 2010 na cidade de Ribeirão Preto. No primeiro semestre desse ano a rede chegou a Fortaleza, após encerrar seu projeto nas cidades do interior paulista.
Formatada para também destacar os noticiários locais (presentes na grade a cada 20 minutos, além de faixas mais extensas no período da manhã e inicio da noite), a BandNews surgiu em 2005 tendo a CBN (do Sistema Globo de Rádio) como principal concorrente do projeto. A linguagem da emissora que utiliza uma plástica semelhante ao perfil artístico adotado para atingir públicos mais jovens e parte dos conteúdos inseridos na grade também auxiliaram na formação de novos públicos que passaram a se interessar por rádio-jornalismo. Como é de praxe no segmento jornalístico, a BandNews cresce aos poucos no quesito audiência, tendo um ritmo mais lento em relação aos demais projetos de rádio. Mesmo assim a rede já aparece à frente da CBN em mercados como Rio de Janeiro e Curitiba, segundo pesquisas do Instituto Ibope.
Em março de 2011 a BandNews estreou sua equipe esportiva voltada ao futebol, hoje executando transmissões esportivas para São Paulo, Brasília e Curitiba, tendo também a praça de Salvador participando de algumas transmissões de futebol originadas pela matriz da rede. Posteriormente vieram os investimentos em equipe esportiva na BandNews do Rio de Janeiro e na sequência Porto Alegre. Antes das transmissões de futebol a rede já contava com coberturas da Fórmula 1, Fórmula Indy e os jogos da Seleção Brasileira de futebol.
Em São Paulo a BandNews substituiu no dial a Sucesso 969 FM, rádio popular que era a continuação da Cidade FM, um dos principais fenômenos de audiência do FM paulistano (segundo pesquisas do Instituto Ibope durante a década de 90). Já no Rio de Janeiro a rede substituiu a Fluminense FM. Em Porto Alegre e Salvador quem deixou o dial para a estréia da BandNews foi a Band FM. Na capital mineira o espaço atual da rede jornalística era ocupado pela adulta Band Minas FM. Em Curitiba a BandNews ocupa o canal da antiga 96 Rock & News e da Beach Park FM em Fortaleza. Já o canal de Brasília iniciou seus trabalhos já como BandNews, sendo uma concessão criada nos últimos anos.
Aos oito anos a BandNews FM segue crescendo e formando público nas praças onde atua e desde o início de 2013 passou a ser um projeto de rádio jornalística voltado à apenas capitais de estado. A emissora conta com um time de comentaristas e âncoras como Ricardo Boechat, José Simão, Milton Neves, Mônica Bergamo, Dora Kramer, Ruy Castro, Luiz Carlos Mendonça de Barros, Antonio Lavareda, Inês de Castro, Rosely Sayão, Salomão Schvartzman, entre muitos outros.
Clique aqui para ver e ouvir a lista de emissora da Rede BandNews FM
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.