Terça-Feira, 28 de Maio de 2013 @ 08:00
Brasília – Jovem Pan FM também passa a estar mais próxima da vice-líder
Mês movimentado em Brasília, constatação com base na divulgação da última pesquisa de audiência realizada pelo Instituto Ibope. Depois de um longo período sem alterações nas primeiras colocações o mercado do Distrito Federal viu a evolução de uma rádio jornalística e também a ampliação da liderança geral por parte da primeira colocada, sendo um resultado histórico para essa disputa. Acompanhe a pesquisa atual (fevereiro a abril/2013) que será confrontada com a anterior (janeiro a março/2013), período 05h-00h (todos os dias e locais), com dados do Instituto Ibope.
O resultado de audiência foi considerado histórico para a Clube FM 105.5, emissora que é dona da primeira colocação geral de audiência. Na comparação com a pesquisa anterior a FM obteve uma oscilação positiva com ganho de mais de dois mil ouvintes na sua média por minuto. Fora isso a 105.5 FM viu a sua principal concorrente, a vice-líder Atividade FM 107.1, oscilar negativamente fazendo com que a diferença entre ambas ultrapassasse os 7 pontos percentuais. Trata-se da maior diferença observada entre a líder e a segunda colocada desde que a Clube FM surgiu no mercado brasiliense há cinco anos. Outro detalhe: das 24 horas do dia a 105.5 FM lidera em 23, sendo outro fato histórico para o mercado de Brasília.
Ainda sobre a primeira colocada, a Clube FM informou que apresentará novidades com a finalidade de manter ou ampliar esses resultados no mercado de Brasília. Existe a expectativa de novos programas, novas promoções e uma nova plástica, produção em parceria com a produtora norte-americana TM Century. No segundo semestre de 2012 a Clube FM já havia realizado estudos e mudanças em pontos de seu projeto, situação que auxiliou diretamente nesse crescimento considerável visto na média da rádio nessa primeira reta de 2013. A emissora brasiliense também chegou a realizar investimentos técnicos em seu sistema de transmissão, além do processamento de audio da FM no Distrito Federal (conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio).
Mais destaques: a Jovem Pan FM 106.3 também se destacou em Brasília. A emissora passa a estar ainda mais próxima da segunda colocada, ampliando a disputa por essa posição no Distrito Federal. A Jovem Pan FM participa diretamente da maior fatia do “bolo” da audiência em Brasília e região, onde apenas três rádios são donas de boa parte do mercado de rádio distrital. A afiliada da rede paulista em Brasília também é influenciada pelo bom momento vivido pelo projeto da Jovem Pan FM, onde a rádio tem apresentado evoluções constantes em praças importantes, a exemplo de resultados recentes obtidos em mercados como Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Florianópolis, entre outros.
A CBN FM 95.3 também segue como um dos principais destaques do rádio do Distrito Federal. A emissora jornalística controlada pelo Sistema Globo de Rádio alcançou na atual medição a significativa quarta colocação geral de audiência em Brasília, sendo um dos melhores desempenhos da marca nacional. A CBN tem sido destaque na medição de audiência desde o ano passado, apresentando crescimentos seguidos nos principais períodos da pesquisa do Instituto Ibope. Hoje a rádio aparece à frente de estações populares como JK FM 102.7. A Antena 1 FM 93.7 segue como dona da primeira colocação no segmento adulto-contemporâneo, sendo seguida pela Mix FM 88.3 e Nova Brasil FM 97.5 no ranking geral.
Em resumo as primeiras colocações do ranking foram ocupadas pelas seguintes rádios: Clube FM 105.5, Atividade FM 107.1, Jovem Pan FM 106.3, CBN FM 95.3, JK FM 102.7, Antena 1 FM 93.7, Mix FM 88.3, Nova Brasil FM 97.5 ...
Clique aqui e veja o panorama anterior da disputa por audiência em Brasília
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.