Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Como você, ouvinte de rádio via streaming, classifica esse serviço oferecido pela sua emissora preferida?

Enquete

Segunda-Feira, 10 de Junho de 2013 @ 08:01

Radiodifusores pedirão ao governo incentivo para inclusão de FM e AM em smartphones

Brasília – Intenção é incluir obrigatoriedade na política de desoneração e estímulo à produção de celulares
Publicidade
O Tudo Rádio noticiou na sexta-feira que a presidente Dilma Rousseff aprovou a migração de cerca de duas mil rádios AMs para a faixa estendida de FM. Essas emissoras serão abrigadas na faixa que compreende 76 até 87 FM. Nesta semana, os radiodifusores deverão se reunir com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para solicitar que as empresas fabricantes de smartphones incluam o dial FM e AM em todos os aparelhos, como forma de fomentar a radiodifusão.
 
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deve receber nesta semana os radiodifusores, em Brasília, que levarão um pedido formal para que o governo federal inclua no plano de desoneração de smartphones e estímulo à produção de celulares no Brasil medidas que garantam a recepção de rádio AM e FM. O projeto também vislumbra a inclusão da recepção do sinal aberto da TV digital.
 
A intenção dos radiodifusores é propor ao governo que trabalhe junto aos fabricantes de telefones móveis para assegurar esse serviço à população. Atualmente, boa parte dos sinais das emissoras de rádio FM já é captada por celulares e smartphones. Além disso, os dispositivos (não só smartphones) vendidos no Brasil já teriam essa capacidade, mas as empresas fabricantes de handsets simplesmente não ativam a função. A solicitação dos radiodifusores irá também nesse sentido. 
 
A Portaria Interministerial MCT/MDIC 245 de 2011 já prevê a inclusão da capacidade de recepção da TV digital em 5% dos telefones produzidos no Brasil dentro do Processo Produtivo Básico a partir de 2013. Mas os radiodifusores entendem que os fabricantes estão, por meio de brechas nessa portaria, contornando a obrigação. Também avaliam que é muito pequeno o percentual, considerando-se que é interesse do governo fomentar a adoção da TV digital, até para que o espectro de 700 MHz possa ser liberado. 
 
Com informações do portal Exame
Tags: Digitalização, migração AM, ministro Paulo Bernardo, Rádio, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.