Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 18 de Junho de 2013 @ 08:13

Especial: Protestos ganham espaços nas ruas e nas rádios do país, exceto durante a Voz do Brasil

São Paulo – Novamente emissoras realizam cobertura jornalística dos protestos realizados em várias cidades brasileiras

Publicidade

Ontem, 17 de junho, o Brasil voltou as suas atenções para a onda de protestos que tomou ruas e avenidas importantes das principais cidades brasileiras. Segundo os principais veículos de comunicação foram cerca de 230 mil pessoas espalhadas por vários municípios brasileiros que participaram da mobilização que possuía um leque amplo de reivindicações. Em São Paulo foi o quinto ato que teve como principal tema o aumento do valor das tarifas do transporte público municipal. Como ocorreu nas manifestações dos dias anteriores, o rádio brasileiro (principalmente as estações que dispõe de departamentos de jornalismo) acompanharam de perto os protestos ocorridos nas principais cidades do país. Mas houve um momento de pausa na cobertura na faixa das 19h00. Acompanhe o panorama:

Em São Paulo as rádios jornalísticas Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9, BandNews FM 96.9, CBN FM 90.5 AM 780, Estadão FM 92.9 AM 700, Jovem Pan AM 620, SulAmérica Trânsito FM 92.1, entre outras, acompanharam as manifestações com repórteres presentes direto dos locais das passeatas. As equipes também se dividiram conforme a manifestação tomou dois rumos distintos. A programação dessas estações acompanharam até o início da madrugada de hoje (18 de junho) os principais fatos que destacaram esse dia movimentado na capital paulista. Foram repassadas informações seguidas sobre as reivindicações dos manifestantes, comentários de especialistas, tentativas de obter palavras do poder público, entre outros detalhes relevantes. No final da noite um pequeno grupo tentou invadir o Palácio dos Bandeirantes e foi repelido com bombas de gás, acontecimento principalmente acompanhado pelas rádios, também com repórteres no local. O trânsito, afetado pelos protestos, também foi pauta importante na grade dessas rádios.

No Rio de Janeiro, outro cenário importante da movimentação ocorrida ontem, também obteve destaque nas rádios de todo o país, contando também com a cobertura ao vivo e no local de rádios como BandNews FM 94.9, CBN FM 92.5 AM 860, Super Rádio Tupi FM 96.5 AM 1280, entre outras. A manifestação no Rio de Janeiro ganhou proporções inesperadas, tomando a Avenida Rio Branco no centro da capital fluminense. Após a manifestação pacífica, houve conflito entre manifestantes e polícia na Assembléia Legislativa, onde alguns protestantes tentaram invadir o prédio público, tendo inicio uma série de acontecimentos que chamaram a atenção da mídia carioca e brasileira. Houve uma comunicação constante entre as emissoras de rede no Rio de Janeiro e demais estações que compõe essas marcas, como CBN e BandNews FM, informando os acontecimentos cariocas para as demais praças do país. Em Belo Horizonte, outro palco importante das movimentações de ontem, os protestos foram seguidos de perto pelas rádios Itatiaia FM 95.7 AM 610, CBN FM 106.1 e BandNews FM 89.5.

Outras capitais também acompanharam movimentos de protestos em importantes avenidas dessas cidades, todas acompanhadas pelo rádio. Em Brasília manifestantes furaram o bloqueio policial e invadiram a área externa do Congresso Nacional, fato também acompanhado ao longo da noite por repórteres das principais estações brasileiras e na capital federal os detalhes foram repassados por rádios como CBN FM 95.3, BandNews FM 90.5, Jovem Pan AM 750 e Rádio Bandeirantes AM 1410. Em Curitiba as rádios Banda B AM 550, BandNews FM 96.3 e CBN FM 90.1 acompanharam os manifestantes pelo centro da capital paranaense até o Centro Cívico, onde fica a cede do governo estadual e a prefeitura municipal. Em Porto Alegre a Rádio Gaúcha AM 600 FM 93.7, Rádio Guaíba FM 101.3 AM 720, BandNews FM 99.3, Pampa AM 970, CBN AM 1340, entre outras, também acompanharam os atos ocorridos na capital gaúcha. Também houve movimentações expressivas em Belém, Maceió, Salvador, Vitória, Londrina, entre outras cidades.

Porém as 19h00 (horário de Brasília) a maior parte dessa cobertura foi interrompida. Com a transmissão obrigatória da “A Voz do Brasil” em praticamente todo o país o rádio novamente foi impedido de prestar informações às populações dessas e outras cidades brasileiras sobre o que estava acontecendo nas ruas. Detalhes sobre o trânsito, rumo das caminhadas e se elas continuavam pacíficas ou não, deixaram de ser repassados pelas principais equipes jornalísticas das rádios citadas ao longo dessa matéria. Houve apenas algumas exceções em São Paulo, com rádios que ainda possuem recursos na justiça para flexibilizar a transmissão obrigatória da Voz do Brasil, continuando assim com a prestação de serviço para parte da audiência paulistana, porém nesse horário as opções no dial ficaram mais escassas até mesmo na capital paulista.

Com a possibilidade de ocorrerem novas manifestações significativas nos principais centros do país, é possível que esse tema ganhe uma atenção especial da mídia brasileira, principalmente das rádios que podem acompanhar com mais rapidez a movimentação, bastando apenas abrir espaços em sua grade para a presença de repórteres ao vivo direto dos locais onde há mobilização. Para quem deseja evitar esses locais, principalmente em relação ao trânsito que será afetado novamente, o rádio também passa a ser uma fonte de informação importante.

As redes nacionais também tiveram papéis importantes, realizando giros de notícias ao vivo entre as praças que compõe essas cadeias, repassando informações de todos os locais com manifestações.

Acompanhe a repercussão desses fatos ouvindo as principais rádios jornalísticas. Clique aqui.

Também acompanhe os trabalhos das redes nacionais. Clique aqui.

Clique aqui para ver e ouvir a lista de rádios sintonizadas na sua cidade e/ou região.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Cobertura, jornalismo, capitais, protestos, Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.