Quarta-Feira, 19 de Junho de 2013 @ 11:07
São Paulo – Emissora seguiu com programação especial até o inicio da madrugada de hoje, 19 de junho
Uma informação interessante para quem acompanha o mercado de rádio: a Jovem Pan AM 620 de São Paulo, emissora conhecida pela sua tradição no jornalismo, chegou a suspender suas inserções comerciais para poder continuar cobrindo as manifestações ocorridas ontem na capital paulista. No auge dos movimentos a rádio chegou a abrir mão de vários intervalos comerciais para não impor pausa aos trabalhos dos jornalistas da Jovem Pan que estavam nas ruas de São Paulo cobrindo as manifestações. A emissora também seguiu com uma programação especial para acompanhar a movimentação na capital paulista, assim como ocorreu na segunda-feira (dia 17 de junho), data da primeira grande manifestação do atual momento.
Os programas tradicionais da grade noturna da Jovem Pan AM perderam espaços para que a equipe de jornalismo da emissora realizasse o trabalho de cobertura das manifestações em São Paulo. Com o acirramento dos ânimos na região central, os trabalhos dos repórteres da emissora ganharam ainda mais espaços na grade da rádio paulistana, informando a onda de violência que atingiu a região da Praça da Sé em São Paulo. No local a manifestação perdeu espaço para vândalos que tentaram invadir a Prefeitura Municipal, além de terem realizados saques às lojas, depredação de patrimônios públicos (como a própria sede municipal e o Teatro Municipal), além da destruição de veículos (com destaque para o carro “link” da TV Record) e lixeiras. Agressões a outros profissionais da imprensa também foram relatadas na cobertura da Jovem Pan.
O ponto crítico no centro não foi o único destaque na cobertura da emissora. A rádio espalhou repórteres pela Avenida Paulista, local onde milhares de manifestantes ocuparam o espaço público de maneira pacífica até próximo do início da madrugada de hoje (19 de junho). A Jovem Pan prestou serviços para quem desejava utilizar o transporte público, informações do tráfego, detalhes sobre o comportamento da manifestação, entre outras notícias relevantes. A rádio também dedica um espaço na página inicial do portal “Jovem Pan Online” para a cobertura das manifestações, publicando também frases ditas por participantes dos movimentos.
Wanderley Nogueira, âncora e repórter esportivo da Jovem Pan, chegou a comentar no Twitter sobre a falta de intervalos comerciais na emissora durante a cobertura das manifestações. “Tenho orgulho de trabalhar numa emissora que suspende os intervalos comerciais para dar prioridade à informação e transmitir a manifestação.”, afirmou Nogueira. Porém houve interrupção da cobertura: a emissora teve que interromper os trabalhos no dial por 1 hora e 10 minutos a partir das 19h00, com a transmissão obrigatória de mais uma edição da “Voz do Brasil” e na sequência uma propaganda partidária que também tinha transmissão obrigatória. Durante esse período a rádio seguiu com seus trabalhos jornalísticos voltados às manifestações através da internet.
A transmissão da Voz do Brasil e um horário político na sequência foram dois pontos que também atingiram várias outras emissoras de São Paulo (também com destaque para as rádios CBN FM 90.5 AM 780 e SulAmérica Trânsito FM 92.1, rádios que também cobriam a movimentação em São Paulo e mantiveram os trabalhos via internet apesar da interrupção no dial) e a propaganda partidária chegou a interromper a cobertura e a grade normal de todas as estações da cidade. Como de costume as principais estações jornalísticas da capital realizaram a cobertura especiais das manifestações de ontem, emissoras como BandNews FM 96.9, Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9, Estadão FM 92.9 AM 700, além das já citadas CBN, Jovem Pan e SulAmérica Trânsito. Emissoras musicais / entretenimento também deram espaços para informações através de boletins pontuais.
Acompanhe a repercussão desses fatos ouvindo as principais rádios jornalísticas. Clique aqui.
Também acompanhe os trabalhos das redes nacionais. Clique aqui.
Clique aqui para ver e ouvir a lista de rádios sintonizadas na sua cidade e/ou região.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.