O Projeto Inter-Meios divulgou os resultados do estudo de investimentos na mídia no primeiro quadrimestre de 2013. Os dados apontam que os investimentos publicitários em mídia se mantiveram estáveis entre janeiro e abril deste ano. Os investimentos em mídia alcançaram R$ 9 bilhões nos quatro primeiros meses do ano, valor 0,57% maior do que o registrado no ano passado.
Os dados do acumulado apontam que o mercado se manteve estável e que não houve mudanças significativas no perfil verificado nos meses anteriores. Entre janeiro e abril de 2012, o acumulado foi de R$ 8,9 bilhões. Os meios que registraram crescimento no período foram mídia exterior, com 9,9% (impulsionada, sobretudo, pelo setor de painéis, que cresceu 44,9%, e pelo mobiliário urbano que, com a volta dos abrigos de ônibus e relógios de rua na capital paulista, registrou alta de 26%).
Na sequência das variações positivas vem rádio, com crescimento de 4,9% e televisão, com alta de 3,5%. Sofreram baixa nos investimentos publicitários o setor de guias e listas (-20,1%), internet, que não contabiliza redes sociais e ad search, (-13,08%), revistas (-12,76%), cinema (-11,4%) e televisão paga (-1,33%), que vinha até então mantendo variação positiva e se manteve com média acima de dois dígitos no ano passado.
A participação no bolo publicitário fica inalterada em relação ao primeiro trimestre e ao panorama histórico, com a TV aberta com absoluta liderança e 66,8% de share, seguida por jornais (11,4%), revistas (5,02%), internet (4,4%), rádio (4,16%), TV por assinatura (3,74%), mídia exterior (3,42%), guias e listas (0,69%) e cinema (0,27%).
O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia realizado pela PricewaterhouseCoopers com exclusividade para o Meio & Mensagem, que coordena a iniciativa. O relatório mede, mês a mês, os investimentos em veiculação feitos pelos anunciantes na mídia brasileira, a partir de informações dos próprios veículos. Os números completos podem ser acessados no site do Projeto Inter-Meios.
Com informações do Meio & Mensagem
Tags:
Investimento, publicidade, mídia, InterMeios, rádio, São Paulo