Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 26 de Junho de 2013 @ 08:04

Panorama: Band FM completa cinco anos de grade “popular” em São Paulo

São Paulo – Emissora teve uma rápida “aventura” pelo segmento jovem e retomou o perfil popular em 2008

Publicidade
Durante o mês de junho desse ano a Band FM 96.1 de São Paulo (matriz de uma extensa rede nacional em FM) completou cinco anos atuando com uma programação “popular”. Em 2008 a 96.1 FM da capital paulista passou por uma nova reestruturação após uma breve “aventura” pelo segmento jovem/pop, trabalhos que deslocaram a Band FM para posições mais modestas no ranking de audiência aferido pelo Instituto Ibope. Nesses cinco anos as alterações e readaptação feitas na grade da Band FM em São Paulo reposicionaram a 96.1 FM entre os canais mais sintonizados da capital paulista, chegando a ocupar a vice-liderança em alguns períodos da medição do Instituto Ibope na pesquisa divulgada em maio deste ano. Acompanhe em detalhes essa parte da trajetória da Band FM. 
 
Em 2007 a Band FM passou por um processo de mudança de gênero feito em várias etapas, planejamento adotado apenas pela 96.1 FM de São Paulo. A rede nacional da Band FM foi blindada dessa tentativa de posicionar a emissora no mercado de rádio jovem, mantendo as afiliadas no chamado “segmento popular/eclético”. Já a FM de São Paulo se “aventurou” no segmento jovem paulistano, porém a mudança no perfil da rádio a colocou atrás de suas novas concorrentes, rádios como Mix FM 106.3, 89 FM 89.1, Jovem Pan FM 100.9, Metropolitana FM 98.5 e Transamérica FM 100.1. Hoje o mercado “jovem” também conta com a Rádio Disney FM 91.3 e desde dezembro do ano passado deixou de acompanhar uma fase mais “pop” da 89.1 FM, rádio que agora atende como UOL 89 A Rádio Rock FM 89.1.
 
A forte concorrência no segmento jovem/pop de São Paulo fez com que a Band FM enfrentasse mais um processo de reposicionamento da estação no mercado paulistano, fato ocorrido em junho de 2008. Na ocasião a 96.1 FM não teve uma mudança gradual de “jovem” para “popular” como a ocorrida em 2007 quando fez o processo inverso. A mudança foi imediata e emergencial, na tentativa de resgatar parte da audiência que posicionava a rádio nas primeiras colocações em medições do Instituto Ibope feitas antes de 2007. Foi nesse período de “tentativas” que a Band FM teve sua marca alterada pela primeira vez para o logotipo que foi utilizado até dezembro do ano passado e também a criação da rede nacional da Nativa FM 95.3 (rádio que como a Band FM é controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação). Na virada desse ano o logotipo da Band FM ganhou uma nova versão (conforme já destacado anteriormente pelo Tudo Rádio).
 
Após a nova mudança ocorrida em junho de 2008 a Band FM foi aos poucos reconquistando a audiência perdida entre 2006 e 2007, subindo gradativamente no ranking geral de audiência medido pelo Instituto Ibope. As reações mais significativas da Band FM ocorreram a partir de 2011, quando a 96.1 FM assumiu a quarta colocação geral de audiência em São Paulo após meses de disputa com a Gazeta FM 88.1 (concorrente direta) e a Mix FM (no ranking geral). No final de 2011 a rádio chegou a “beliscar” pela primeira vez a terceira colocação geral no ranking do Instituto Ibope e no segundo semestre do ano passado assumiu em definitivo essa posição no mercado paulistano. Já no resultado de maio passado foi a vez da 96.1 FM aparecer pela primeira vez como vice-líder em alguns períodos da medição.
 
Os resultados positivos obtidos desde 2010 também influenciaram a rede, emissoras que foram “blindadas” da mudança ocorrida em 2007, mas participaram da reformulação iniciada em 2008. Algumas afiliadas registraram melhoras em seus índices de audiência, tendo a Band FM 96.1 de Florianópolis como um importante termômetro no projeto artístico da rede. Recentemente a marca passou a contar com emissoras operadas pelo Grupo Bandeirantes nos mercados de Campinas (Band FM 106.7) e Ribeirão Preto (Band FM 96.7), sendo um novo marco para a trajetória da rede popular/eclética e também a possibilidade de novos “termômetros” para o seu projeto. Na medição de audiência mais recente realizada no mercado campineiro, a Band FM já apresentou um avanço significativo nas pesquisas (conforme divulgado pelo Tudo Rádio – clique aqui e saiba mais).
 
Clique aqui para ver e ouvir as emissoras que compõem atualmente a rede Band FM.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Band FM, programação, popular, São Paulo, Ibope

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.