Quarta-Feira, 26 de Junho de 2013 @ 10:58
Rio de Janeiro – Rede conquista duas importantes praças em menos de 15 dias
A Rede Mania, emissora popular cuja sede está localizada no estado do Rio de Janeiro e é controlada pelo mesmo grupo que detém a Universidade Salgado de Oliveira, apresentou novidades importantes no seu projeto de expansão pelo Brasil. Os mercados de Brasília e Volta Redonda passaram a receber o sinal da Mania FM, ampliando de forma considerável a cobertura dessa rede fluminense. A Mania FM está no ar desde dezembro de 2008 quando substituiu no dial FM do estado do Rio de Janeiro a extinta Venenosa FM (emissora voltada ao gênero “rock” que chegou a operar em algumas praças fluminenses). Desde o início de junho a rede conta com a emissora Mania FM 91.9 de Volta Redonda e agora a Mania FM 104.1 de Brasília.
A Mania FM 104.1 de Brasília é uma novidade no mercado do Distrito Federal. A emissora substitui a local 104 FM, também de orientação popular em seu projeto artístico. Nos últimos anos a 104.1 FM de Brasília operou como uma afiliada da Nativa FM 95.3 de São Paulo, porém conforme noticiado recentemente pelo Tudo Rádio, o acordo entre a Rede Nativa e a FM brasiliense não foi renovado para a continuação das operações da rede paulista no Distrito Federal. Esse encerramento ocorreu em novembro e até junho desse ano a 104.1 FM operou como uma FM popular/eclética local, cujo nome fantasia era 104 FM (semelhante ao nome utilizado em sua origem, além da fase como Rádio 104 Ok). Agora a emissora do Distrito Federal passa a atender a região como Mania FM e amplia de forma considerável a cobertura da rede fluminense.
Outra novidade na cobertura da Mania FM foi a estréia da Mania FM 91.9 de Volta Redonda, inicio das operações que era aguardado desde 2009, quando surgiram as primeiras informações sobre a estréia da emissora nessa importante região do interior do Rio de Janeiro. A rádio localizada no Sul Fluminense é uma concessão nova e aguardou os processos comuns por parte da Anatel (agência que fiscaliza e regulamenta a radiodifusão nacional) para realizar o inicio das operações em Volta Redonda. Com essa emissora a Mania FM amplia sua área de cobertura em seu estado sede, além de atingir um importante polo econômico e populacional do Rio de Janeiro. A estréia oficial da emissora em 91.9 FM ocorreu no último dia 13 de junho.
A Mania FM é uma rede que tem crescido rapidamente desde o seu retorno ao dial FM, ocorrido em 2008. Hoje a rede conta com emissoras em três estados brasileiros e também no Distrito Federal, chegando a mercados importantes e de grande concentração populacional. As maiores praças que abrigam trabalhos da Mania ficam localizadas fora do Rio de Janeiro (estado sede da rádio), representadas pelas emissoras Mania FM 106.1 de Goiânia, Mania FM 89.7 de Uberlândia e agora Mania FM 104.1 de Brasília. Além dessas estações a rede fluminense conta com as emissoras Mania FM 90.9 de Rio Bonito (RJ), Mania FM 88.9 de Paraty (RJ), Mania FM 92.3 de Santos Dumont (MG), Mania FM 98.1 de São José do Calçado (RJ), Mania FM 91.5 de Cachoeiras de Macacu (RJ) e recentemente com a Mania FM 91.9 de Volta Redonda (maior centro populacional no Rio a sediar uma estação da rede).
Curiosidade: o nome Mania chegou a ocupar a 104.1 FM de Brasília em 2009, antes da estréia da Nativa FM no canal. Na ocasião a rádio realizou uma expectativa de operações no ar e substituiu a 104 Ok FM que ocupava o canal no Distrito Federal. Já no Rio de Janeiro a Mania FM chegou a operar em 95.7 FM (antes da estréia da Paradiso FM no canal), isso entre 2000 e 2003 (na época tinha uma programação voltada ao segmento jovem/pop).
Clique aqui para ver e ouvir a lista de emissoras da Mania FM
Veja também a lista de emissoras sintonizadas em todo o país, inclusive a Mania FM. Clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.