Desde a semana passada o Tudo Rádio destacou as emissoras que estão autorizadas a transmitir ao vivo os jogos da Copa das Confederações, evento futebolístico que vale como um teste para a Copa do Mundo que será realizada em 2014 no Brasil. Essas cadeias de transmissões, “inchadas” especialmente pelas redes nacionais que possuem os direitos para acompanhar os jogos ao vivo, criaram situações curiosas em diferentes regiões do país. Enquanto em determinados centros o ouvinte tem várias opções para acompanhar a Seleção Brasileira no dial, outras áreas do país ficaram sem transmissões dos jogos. Há cidades atingidas por mais de três cadeias diferentes e outras com várias opções, porém boa parte de uma mesma rede. Acompanhe o panorama:
Em São Paulo o ouvinte se deparou com várias situações: a “Cadeia Verde e Amarela” do Grupo Bandeirantes de Comunicação colocou várias emissoras em FM e uma na faixa AM no mesmo “pacote”, onde todas acompanharam a mesma narração dos jogos do Brasil na Copa das Confederações. Rádios como Band FM 96.1, Nativa FM 95.3, BandNews FM 96.9, Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840, SulAmérica Trânsito FM 92.1 e Bradesco Esportes FM 94.1 não se diferenciaram enquanto a bola rolava, porém nos intervalos as equipes de cada estação assumia o comando das transmissões, interagindo com seus respectivos púbicos. A rede da Bandeirantes não foi a única opção em São Paulo: Jovem Pan FM 100.9, Jovem Pan AM 620 (essas duas primeiras com transmissão simultânea), Transamérica FM 100.1, CBN FM 90.5 AM 780, Rádio Globo AM 1100 e Rádio Capital AM 1040 fecharam a extensa lista de opções para o ouvinte acompanhar o Brasil.
Bandeirantes, Transamérica e Jovem Pan formaram extensas cadeias nacionais que geraram situações curiosas em outras regiões do país. No sul catarinense, por exemplo, algumas regiões litorâneas próximas a Florianópolis tinham quatro sintonias ligadas à Rede Transamérica como opções de acompanhar aos jogos do Brasil, todas com a mesma jornada. Em determinadas áreas do estado era possível ouvir a mesma jornada em rádios como Transamérica FM 99.7 de Balneário Camboriú, Transamérica Hits FM 98.9 de Porto Belo, Transamérica Hits FM 91.3 de Tijucas (Grande Florianópolis) e Transamérica Hits FM 103.1 de Laguna, tudo isso numa faixa litorânea inferior a 150km nas duas extremidades de cobertura dessa rede. Dentro desse espectro FM regional havia outras quatro opções, justamente da “Cadeia Verde Amarela” (Band FM 92.9 de Itajaí, Band FM 96.1 de Florianópolis, Band FM 89.1 de Araranguá / Criciúma e Nativa FM 98.9 de Tubarão).
Mais situações curiosas: o interior de São Paulo também foi palco de várias opções, principalmente em áreas onde é possível sintonizar emissoras diferentes que são ligadas à redes como Jovem Pan FM/AM, CBN, Band FM, Nativa e Transamérica Hits. Nos arredores de Campinas e Piracicaba fi possível acompanhar aos jogos do Brasil pelas rádios Jovem Pan FM 89.9 de Campinas, Jovem Pan FM 103.1 de Piracicaba, Transamérica Hits FM 103.1 de Itirapina, Nativa FM 89.3 de Campinas, Band FM 106.7 de Campinas, CBN FM 99.1 de Campinas, Jovem Pan FM 95.9 de São João da Boa Vista, Transamérica Hits FM 91.1 de Itapira / Mogi Mirim, Transamérica Hits FM 90.1 de Pirassununga, entre outras opções (fora a faixa AM que conta com emissoras da Jovem Pan AM, Rádio Bandeirantes, CBN e até a Transamérica Hits nessa faixa do interior de São Paulo). Essa situação se repetiu em várias outras regiões paulistas.
Mais opções, principalmente nas capitais: no Rio de Janeiro o ouvinte carioca teve várias opções no AM e também em FM, algumas em cadeia como foram os casos das rádios Bradesco Esportes FM 91.1 e BandNews FM 94.9. CBN FM 92.5, Super Rádio Tupi FM 96.5, Rádio Globo FM 89.5 e Transamérica FM 101.3 incharam as opções cariocas no FM para acompanhar os jogos do Brasil. Em Curitiba as opções em FM foram CBN FM 90.1, BandNews FM 96.3, Jovem Pan FM 103.9, Transamérica Light FM 95.1 e Transamérica FM 100.3. No caso da capital paranaense apenas as emissoras da Transamérica tiveram transmissões simultâneas em FM, sendo que cada uma das outras opções em FM pertencem a outras redes (ou seja, transmissões diferentes entre si do mesmo jogo). Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, entre outros grandes centros, também ofereceram diversas opções para os ouvintes (todas com rádios que possuem direitos de transmissão do torneio).
E também ocorreu a situação inversa: falta de emissoras que acompanharam a Copa das Confederações, principalmente na faixa FM. No mesmo estado que acompanhou um número considerável de opções em frequência modulada para acompanhar os jogos do Brasil, Santa Catarina também apresentou a situação inversa em áreas importantes. A região de Joinville foi um exemplo disso: ao longo da Copa das Confederações não houve uma opção local em FM para acompanhar o torneio, com exceção da faixa AM. Os ouvintes interessados em acompanhar os jogos da Seleção Brasileira precisaram recorrer à FMs da Grande Curitiba ou Vale do Itajaí que cobrem o norte catarinense. A rede Jovem Pan FM, uma das maiores coberturas de sinal do sul do país e rádio que possuí o direito de transmissão, deixou como opcional para a sua rede a retransmissão dos jogos do Brasil a partir de São Paulo. Porém a situação na Copa do Mundo no ano que vem será diferente: toda a rede FM da Jovem Pan deverá entrar em cadeia para acompanhar os jogos do Brasil.
Em breve mais curiosidades sobre as transmissões de futebol pelo rádio brasileiro, em especial a cobertura da Copa do Mundo de 2014, que será realizada em alguns dos principais centros do país.
Clique aqui para ver a lista completa de rádios sintonizadas em todas as regiões brasileiras, além da possibilidade de ouvi-las via internet.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Copa das Confederações, transmissão, rede, Brasil, futebol, rádio