O Jornalistas&Cia promove nesta sexta-feira, das 14 às 16 horas um seminário para debater sobre o futuro do rádio e prestar homenagem ao Padre Landell de Moura pela passagem dos 85 anos de sua morte. O evento será realizado nesta sexta-feira, na Câmara dos Vereadores de São Paulo. O acesso é gratuito, porém, os interessados deverão marcar presença pelo telefone (11) 3861-5280.
A reunião vai contar com a presença de jornalistas atuantes em diversas rádios do país. Entre os assuntos que serão discutidos, está o futuro do rádio no Brasil, como deve ser a adaptação às novas tecnologias, entre outras questões.
O seminário também vai prestar uma homenagem ao Padre Landell de Moura pela passagem dos 85 anos de seu falecimento. Há três anos, Landell vem tendo a sua memória resgatada, fruto do esforço do Movimento Landell de Moura, que propõe seu reconhecimento oficial pela História do Brasil e a inclusão de sua saga no currículo obrigatório do Ensino Fundamental.
Nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1861, Landell ordenou-se padre, completando seus estudos de teologia, física e química na Itália. Seus experimentos no campo das transmissões de voz começaram nos tempos de adolescência e evoluíram com os estudos, as pesquisas e as diversas experiências que fez ao longo da vida. Contava com pouco mais de 30 anos de idade quando realizou as experiências na Avenida Paulista.
As proezas que conquistou na área da ciência, Landell não alcançou nos campos comercial e empresarial, embora tivesse se esforçado muito para viabilizar seus inventos, patenteados no Brasil e nos Estados Unidos. Enquanto por aqui colhia fracassos em todas as tentativas de viabilizar economicamente os seus inventos, Guglielmo Marconi brilhava como cientista e empresário, a ponto de, inventor do telégrafo sem fio, ser também confundido como inventor do rádio, inclusive no Brasil, onde comprovadamente a experiência de Landell de Moura foi pioneira, como aponta a documentação existente no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande Sul.
Tags:
Padre, Landell de Mouro, inventor do rádio, homenagem