Considerado o único canal de comunicação da comunidade armênia do Brasil, o programa Rádio Armênia Eterna, que vai ao ar pela Mundial FM 95.7 AM 660 de São Paulo, completa sete anos. A data de inauguração da rádio foi em 2 de julho 2006. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h30, com apresentação de Sarkis Karamekian Jr, Thais Karamekian e Sarkisinho Neto.
O program Rádio Armênia Eterna transmite informações, músicas, prestação de serviços aos armênios e seus descendentes em todo o Brasil. O programa nasceu nas mãos do radialista e jornalista Sarkis Karamekian Jr., com objetivo de difundir a "amenidade" no Brasil. Começou com 30 minutos de programação. "Era muito pouco, pois logo que começava já terminava", relembra. Desde o dia 4 de fevereiro de 2007, o programa passou a ter uma hora de duração, graças a boa audiência e colaboração de patrocinadores. “Nossa audiência praticamente triplicou a partir de então", comenta Sarkis.
Hoje, a Armênia Eterna, braço do primeiro e do único clube armênio de futsal profissional da comunidade, é reconhecido por várias autoridades, inclusive, pelo Ministério da República da Armênia, que convidou Sarkis para representar a comunidade na armênia no congresso sobre o Genocídio Armênio. A equipe disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista profissional de São Paulo.
Atualmente, existem várias comunidades armênias distribuídas pelo país, especialmente nas cidades de São Paulo e Osasco, reduto de mais de 25 mil imigrantes e seus descendentes. Os armênios são sobreviventes ou refugiados do triste Genocídio Armênio, que ocorreu em 1915, perpetrado pelo governo turco-otomano. Historiadores dizem que milhões de pessoas foram massacradas em várias perseguições e muitos conseguiram refúgio em outras nações, inclusive, no Brasil.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio Mundial, Rádio Armênia, aniversário, São Paulo