A Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp) encerrou a 1ª Jornada de Capacitação com evento realizado no Guarujá, litoral de São Paulo. O evento reuniu profissionais da área da radiodifusão e teve passagens por Lins e Água de Lindóia. Com três cursos simultâneos de Gestão, Mercado, Programação e Conteúdo houve interesse total a ponto de esgotaram-se as vagas com duas semanas de antecedência. Com três cursos simultâneos de Gestão, Mercado, Programação e Conteúdo, as inscrições esgotaram-se com duas semanas de antecedência.
O destaque para a questão da comercialização dado pelo presidente da Aesp, Rodrigo Neves, buscando aumentar a participação do rádio no mercado publicitário de 3,8% para 10% em um futuro próximo. Um esforço de treinamento e uniformização de listas de preços, seu formato e lay-out visando alcançar e recuperar o mercado midiático tem sido desenvolvido.
O engenheiro Eduardo Cappia, líder do Comitê Técnico da Aesp, ressaltou a participação dos profissionais. “Um amplo fórum nos vários temas foi desenvolvido com participação ativa nos debates, com exercício de motivação fazendo com que o grupo saísse de cada rodada altamente motivado e conhecendo as ferramentas de coesão e ação da jornada da Aesp”, explicou.
Além disso, o Comitê Técnico, através de seus integrantes e liderança, com destaque - líder e vice líder (Eduardo Cappia e José Mauro de Ávila) -, foi responsável por ministrar curso de prevenção às sanções previstas nos Regulamentos Técnicos, com orientação aos tópicos mais comuns geradores de penalizações e multas ao radiodifusor. “Muito se discutiu sobre os tópicos relativos às questões técnicas, como por exemplo, tolerância de potência e frequências dos transmissores, medições diretas e indiretas de parâmetros, plano de emissão espectral e controle, diagramas de antenas e seus azimutes e outros que ficarão disponível no site Aesp”, ressaltou Cappia.
Além disso, também foram observados tópicos além dos técnicos que são os de base de conteúdo, como proporcionalidade admitida de comerciais, controle e registro de programação, etc. “Um curso que assistimos e participamos foi o de Programação e Promoção ministrado por Luiz Fernando Magliocca e Luiz Henrique Romagnoli, que mestres em conteúdo, nos alertou às questões de direito autoral, playlist e montagem de grade de programação, além de outros”, enfatizou o engenheiro da Aesp.
Cappia qualificou a jornada da Aesp como um grande sucesso. “Entendemos que a jornada foi um sucesso, pela ressonância no meio, participação do Sebrae, e outros cursos ministrados que tiveram alta repercussão. Somente poderemos alcançar o sucesso, fundamentados na união da classe e sua capacitação”, finalizou.
Tags:
Aesp, encontro, radiodifusão, migração, São Paulo, jornada