Todos os dias os visitantes do Tudo Rádio acompanham um resumo objetivo das notícias que saíram no portal durante o dia. Se você perdeu alguma informação e está com a corda no pescoço quando o assunto é “tempo”, o resumo vai manter você atualizado com o que foi destaque no mundo radiofônico.
Boa leitura!
Exclusivo: Salvador segue tendo a Piatã FM como líder e a Globo FM como um dos destaques
Poucas mudanças no mercado FM de Salvador. Pelo menos essa é uma interpretação válida quando se considera as posições das primeiras colocadas nos principais períodos da medição realizada pelo Instituto Ibope. Na pesquisa atual (trimestre março a maio) a capital baiana segue tendo a Piatã FM 94.3 dona da primeira colocação nos principais períodos da medição, com destaque para 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira). Também é curiosa a manutenção da Globo FM 90.1 na vice-liderança geral, deixando Salvador como o único mercado entre as grandes capitais brasileiras a destacar uma emissora do chamado segmento adulto-contemporâneo, isso na segunda colocação de rankings gerais de audiência. A Piatã FM continua na liderança dos períodos mais acompanhados pelo mercado de rádio em Salvador e no país. Essa situação não é alterada há anos, tendo a única modificação expressiva vista na média geral do meio FM (da Piatã e das demais rádios da cidade).
Radialista produz documentário sobre a comemoração dos 25 anos da Rádio Cidade de São Paulo
O radialista Fernando Fernandez produziu um documentário sobre a comemoração dos 25 anos da então rádio Cidade FM 96.9 de São Paulo (atual BandNews FM). A reunião ocorreu em 2005 e contou com a presença de vários nomes que passaram pela emissora e marcaram uma época no rádio da capital paulista. A Rádio Cidade foi líder de audiência durante vários anos. Segundo Fernando, a idéia de produzir o documentário partiu do vídeo que ele gravou quando foi feita a reunião, idealizada pelo então diretor da Band FM 96.1 de São Paulo, Acácio Luiz Costa (atual diretor da Estadão FM 92.9 AM 700), chamou ex-locutores da rádio para comemorar os 25 anos, fundada em 25 de janeiro de 1980.
Aesp encerra 1ª Jornada de Capacitação com encontro no Guarujá
A Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp) encerrou a 1ª Jornada de Capacitação com evento realizado no Guarujá, litoral de São Paulo. O evento reuniu profissionais da área da radiodifusão e teve passagens por Lins e Água de Lindóia. Com três cursos simultâneos de Gestão, Mercado, Programação e Conteúdo houve interesse total a ponto de esgotaram-se as vagas com duas semanas de antecedência. Com três cursos simultâneos de Gestão, Mercado, Programação e Conteúdo, as inscrições esgotaram-se com duas semanas de antecedência. O destaque para a questão da comercialização dado pelo presidente da Aesp, Rodrigo Neves, buscando aumentar a participação do rádio no mercado publicitário de 3,8% para 10% em um futuro próximo. Um esforço de treinamento e uniformização de listas de preços, seu formato e lay-out visando alcançar e recuperar o mercado midiático tem sido desenvolvido.
Contribuição para radiodifusão pública depende de regulamentação, diz EBC
O Ministério das Comunicações ainda não apresentou a proposta de regulamentação da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública, instituída pela Lei nº 11.652/08, que retira um percentual do Fundo de Fiscalização de Telecomunicações (Fistel). Segundo o presidente da Empresa Brasil de Comunicações (EBC), Nelson Breve, os recursos vindos das teles já somam R$ 1,5 bilhão, mas continuam depositados em juízo, mesmo com a decisão da justiça federal, de negar o mandado de segurança contra a taxa. “Ainda estamos no prazo recursal”, disse. Pela lei, 75% desses recursos vão para a EBC, 2,5% para Anatel, que recolhe a taxa e 22,5% para as demais emissoras públicas, como as TVs e rádios do legislativo e judiciário. “A regulamentação deve estabelecer como esses 22,5% serão repartidos”, disse Breve. A expectativa dele é de que a norma saia ainda este ano.
Extra! Mais uma AM em FM: Rádio Uirapuru é a novidade no interior do Rio Grande do Sul
Mais uma tradicional rádio AM passou a ter espaços no dial FM. Trata-se da Rádio Uirapuru AM 1170 de Passo Fundo (importante mercado do interior do Rio Grande do Sul) que agora também atende como Rádio Uirapuru FM 90.1. Desde ontem (1 de julho) a emissora gaúcha passou a transmitir sua programação de forma simultânea entre os dois canais, sem abrir mão dos trabalhos na faixa AM. É mais uma marca tradicional do interior gaúcho que segue o mesmo processo visto em outras importantes estações do estado, como a Rádio Gaúcha AM 600 FM 93.7 de Porto Alegre e a Rádio Caxias AM 930 FM 93.5 de Caxias do Sul. A mudança da Uirapuru ocorreu antes mesmo da possibilidade de aprovação da migração automática do AM para o FM em todo o país. Segundo comunicado divulgado no portal da rádio de Passo Fundo na internet a mudança será apenas técnica, ou seja, mantendo o perfil e a grade de programação acompanhada tradicionalmente na faixa AM.
MiniCom aumenta prazo para rádio comunitárias renovarem outorgas vencidas
Rádios comunitárias de todo o Brasil vão ganhar uma nova chance para pedir a renovação de suas outorgas. O Ministério das Comunicações estabeleceu prazo até 30 de novembro para que as cerca de 600 emissoras que estão com autorizações vencidas regularizem sua situação. A medida faz parte de portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, que também faz alterações na Norma n° 1/2011, que trata do serviço de radiodifusão comunitária. O diretor de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica, Octavio Pieranti, reforça que o radiodifusor deve ficar atento ao novo prazo, sob pena de perder a outorga. “Várias outorgas de rádios comunitárias venceram e as entidades responsáveis não pediram a renovação. Quem perdeu esse prazo, tem agora uma oportunidade de resolver a situação. A emissora que estiver com a outorga vencida e deixar de pedir a renovação dentro da data-limite terá a autorização extinta.”
A redação do Tudo Rádio.com retorna amanhã a partir das 8h00 (horário de Brasília).