A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) promoveu nesta quinta-feira o quarto encontro regional. Segundo os organizadores do encontro, mais cem representantes de empresas de radiodifusão da região e do Estado, em evento realizado no Hotel Atalaia na cidade de Guarapuava. Na pauta, várias demandas que podem transformar no futuro próximo a forma como as rádios funcionam atualmente no país, como o fim das rádios AM e a migração total para FM, a compensação fiscal do governo pelos horários eleitorais gratuitos, e a flexibilização do horário da Voz do Brasil.
O presidente Márcio Villela apresentou aos radiodifusores da região a campanha Viva o Rádio, que consiste em um conjunto de sete jingles (em vários estilos musicais) que serão tocados nas rádios associadas, com o objetivo de mostrar a importância das rádios na vida das pessoas. “O tema da campanha é ‘Já imaginou sua vida sem o rádio?’. Queremos despertar a consciência sobre a força da radiodifusão não somente no ouvinte, mas no mercado anunciante. Quantas empresas podemos dizer que são um sucesso consolidado porque tiveram o rádio como apoiador na questão comercial?”, disse o presidente.
Outro assunto que também foi amplamente discutido foi o custeio do espaço dedicado pelas rádios aos programas eleitorais. De acordo com Villela, as rádios hoje são muito prejudicadas pelos horários eleitorais, cedidos gratuitamente aos partidos, sem a devida compensação das emissoras. “Tem horário eleitoral ao meio dia e às sete da manhã, que são horários nobres. Nós deixamos de levar informação relevante à sociedade, mas também deixamos de agregar receita e faturamento para as emissoras”, destacou o presidente, que defende a compensação fiscal, tal qual é feita na televisão.
A Aerp deixou claro ainda durante a reunião que defende a flexibilização do horário da Voz do Brasil. “É uma lei de 1935. Uma programação de pouca audiência. E nós sabemos o quão importante para as nossas cidades é às 19h ter informações sobre trânsito, ou poder pautar os principais assuntos de notícias do dia em nível local e regional”, argumentou Villela. “É um pleito muito forte, que esperamos poder, inclusive em função da Copa do Mundo (40% dos jogos da Copa serão às 19h), sensibilizar a Câmara dos Deputados”, ressaltou Villela.
Com informações do Diário de Guarapuava
Tags:
Encontro, Aerp, radiodifusores, debates, Guarapuava, Paraná