Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 11 de Julho de 2013 @ 16:59

Câmara aprova novas regras para arrecadação de direitos autorais e projeto voltará ao Senado

Brasília – Projeto que prevê mudança de arrecadação do Ecad teve emendas

Publicidade
O plenário da Câmara aprovou à noite, em votação simbólica, projeto de lei que muda as regras para arrecadação de direitos autorais. Pelo projeto aprovado, o Escritório Central de Arrecadação (Ecad) continua a ser formado pelas associações que congregam compositores e intérpretes, mas essas entidades terão de se credenciar junto ao Ministério da Cultura para demonstrar que têm condições de administrar os direitos autorais. Antes, essa formalidade não era necessária.
 
Como os deputados aprovaram emenda ao texto, o projeto voltará ao Senado para nova votação, e só depois poderá seguir à sanção presidencial. A emenda aprovada isenta de cobrança de direitos autorais eventos organizados por instituições filantrópicas. Pelo texto da emenda, “fica isento da taxa de cobrança de execução pública de obra quando o evento tiver finalidade filantrópica, de utilidade pública, com objetivo beneficente”. Segundo o autor da emenda, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), a isenção não ocorrerá em festas públicas de prefeituras, empresas e sindicatos, por exemplo. A emenda teve o apoio da bancada religiosa. “A mudança é para atender a Apaes e hospitais filantrópicos, por exemplo”, disse ele.
 
A relatora do projeto na Câmara, Jandira Feghali disse que o mais importante é que o projeto foi aprovado na Câmara, e que o Senado apenas terá que analisar a emenda. “O importante é que já temos um texto de lei aprovado, ninguém mais muda isso. A emenda que entrou de última hora coloca no mesmo balaio todas as entidades, como Apaes e PUCs. Estamos trabalhando para que o Senado finalize a votação antes do recesso”, ressaltou.
 
Na semana passada, vários artistas estiveram em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff e no Congresso, para pressionar os parlamentares a votar o projeto. Na Câmara, o projeto iria para a Comissão de Cultura, mas, a pedido dos líderes, e para dar celeridade na tramitação, os deputados aprovaram a tramitação em regime de urgência no plenário e, logo depois, o mérito do projeto.
 
De acordo com o projeto, o Ecad manterá o monopólio da arrecadação e distribuição dos recursos, mas, a partir de agora, isso será fiscalizado pelo Ministério da Cultura. Pelo projeto, a definição de preços pela execução das obras será exclusiva das associações de autores e produtores. Além disso, o poder público não interferirá nessa questão. 
 
Segundo o texto aprovado, a parcela destinada aos titulares de direitos não poderá ser inferior a 75% dos valores arrecadados pelo escritório central, descontadas as despesas de administração. O relator do projeto no Senado, Humberto Costa (PT-PE), considerou elevada a taxa de administração de 25% fixada pelo Ecad atualmente e propôs uma redução gradual para 15%, em quatro anos. Com isso, aumentará para 85% o valor a ser pago aos autores.
 
Com informações do O Globo
Tags: Ecad, arrecadação, música, rádios, Ibope

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.