Quarta-Feira, 17 de Julho de 2013 @ 11:14
Curitiba – Afirmação é baseada nos principais períodos da medição. 98 FM também se destaca
O mercado de Curitiba segue movimentado desde o final de 2012, devido a grande concorrência ocorrida entre rádios de grande porte no topo do ranking de audiência medido pelo Instituto Ibope. A Massa FM 97.7, emissora popular com foco na música sertaneja e matriz de uma nova rede interestadual, já está promovendo campanhas informando a presença da FM como líder de audiência no mercado FM da capital paranaense. A afirmação é comprovada pela pesquisa 05h-00h (todos os dias e locais) medida pelo Instituto Ibope, com base no trimestre abril a junho deste ano. A pesquisa também foi positiva para a 98 FM 98.9, terceira colocada geral em Curitiba (emissora que segue mantendo uma tendência de crescimento).
A Massa vinha ocupando a liderança até o resultado divulgado na primeira quinzena de maio, quando viu a primeira colocação ser retomada pela concorrente Caiobá FM 102.3 (conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio). Na pesquisa atual a situação foi invertida novamente com o ressurgimento da Massa FM na liderança dos principais períodos da medição. O feito está sendo destacado pela 97.7 FM através de sua programação e também na internet (pelos canais da rádio em redes sociais). A concorrência entre a Massa e a Caiobá segue acirrada, com as duas emissoras em condição de briga pela primeira colocação, disputa esta que passa a ter a 98 FM mais próxima (emissora que foi um dos destaques da última pesquisa e está mantendo uma tendência de alta que já foi vista em resultados anteriores).
As populares Massa e 98 não foram os únicos destaques de crescimento da medição. Segundo informações do próprio mercado e da pesquisa de audiência, houve evolução nos números de emissoras importantes na capital paranaense e região metropolitana. A líder no segmento gospel/religioso Gospel FM 89.3 voltou a melhorar a sua marca de audiência, isso na comparação com a média obtida pela FM nas pesquisas passadas. Transamérica FM 100.3, Mix FM 91.3 (essa ganhou uma posição na disputa pelo segmento jovem na chamada medição comercial, 06h-19h/segunda à sexta), BandNews FM 96.3 e CBN FM 90.1 também cresceram em Curitiba. As rádios “all news” apresentaram avanços que praticamente recuperou boa parte da audiência que essas emissoras registravam normalmente na medição.
Já o meio rádio apresentou melhora em seus números, porém esse crescimento foi impulsionado pelo AM. No FM ocorreu uma ligeira oscilação negativa na comparação com o período anterior, porém o meio registrou um número maior do que o índice visto na pesquisa divulgada em maio ao mercado curitibano.
Mudanças na apresentação do panorama de audiência
Atendendo a uma solicitação do Instituto Ibope, o Tudo Rádio mudará a forma de apresentar esses panoramas em Curitiba e demais praças do país. A redação focará nos destaques de cada mercado a cada novo resultado. Por exemplo: será publicada uma nota de cada rádio que se destacou, além de apontar de forma parcial os motivos que levaram o determinado projeto a se destacar. O novo formato segue a risca as orientações do Instituto, proprietário dos dados de cada medição no país.
Com isso o leitor acompanhará em detalhes essas movimentações de cada mercado, além da redação dedicar um dia completo para cada resultado (conforme o volume de informações e destaques que cada resultado possa gerar).
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande Curitiba e ouça ao vivo cada projeto de rádio. Clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.