Mais uma pesquisa e mais uma queda do meio FM. O rádio campineiro apresentou mais um recuo em sua média geral de audiência, isso com base em números anteriores, sendo todos dados do Instituto Ibope. No resultado atual (trimestre abril a junho de 2013) essa oscilação não foi negativa para algumas emissoras importantes de Campinas, com destaque para a atual líder geral nos principais períodos da medição. No 05h-00h (todos os dias e locais) a oscilação de concorrentes deixou a Educadora FM 91.7 isolada na liderança, emissora que é voltada ao público jovem de Campinas e rádio que oscilou abaixo da média do meio FM campineiro.
O atual resultado deixou a Educadora FM sozinha na primeira colocação geral de audiência dos principais períodos da pesquisa feita pelo Instituto Ibope. Isso significa que a rádio observou um aumento na distância entre a sua média e os números registrados pelas demais FMs que ocupam as primeiras colocações do ranking de audiência. A Educadora segue como maior audiência média de Campinas e mantém o rótulo de única FM do segmento jovem/pop do país a liderar o ranking de audiência de uma metrópole brasileira. A Educadora trava uma disputa acirrada com rádios populares como Laser FM 93.3 e Cidade FM 92.5, alcançando em muitas oportunidades a primeira colocação dos principais períodos da pesquisa (isso desde 2005).
Mais emissoras do Grupo Bandeirantes de Comunicação consideraram o resultado atual como positivo. As populares Nativa FM 89.3 e Band FM 106.7 viram suas médias de audiência crescerem, mesmo com a tendência de baixa do meio FM em relação ao resultado passado (no período 05h-00h, todos os dias e locais). Também é o segundo crescimento da Band FM desde a inauguração de sua programação em 106.7 FM (fato que foi acompanhado pelo mercado campineiro em março desse ano). A Educadora FM, atual líder geral, é a outra FM controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em Campinas.
Porém a maior variação positiva na pesquisa (em números absolutos na média de ouvintes por minuto) ficou com a Nova Brasil FM 103.7, emissora que disputa o segmento adulto-contemporâneo de Campinas. A rádio melhorou sua média de audiência no mercado campineiro em relação à pesquisa anterior, sendo um dos destaques da atual medição. O mercado de Campinas também mantém em alta rádios “segmentadas” como a jornalística CBN FM 99.1 e a Antena 1 FM 107.5, essa última é líder no segmento adulto-contemporâneo campineiro.
Em breve mais detalhes sobre as movimentações artísticas e promocionais no mercado de Campinas e do interior paulista, região que também foi destaque da redação do Tudo Rádio na manhã de ontem (22 de julho), com a informação da nova coordenação da Massa FM 99.7 (emissora que é uma das novidades do FM da região de Campinas e leste paulista).
Mudanças na apresentação do panorama de audiência
Atendendo a uma solicitação do Instituto Ibope, o Tudo Rádio mudará a forma de apresentar esses panoramas em Campinas e demais praças do país. A redação focará nos destaques de cada mercado a cada novo resultado. Por exemplo: será publicada uma nota de cada rádio que se destacou, além de apontar de forma parcial os motivos que levaram o determinado projeto a se destacar. O novo formato segue a risca as orientações do Instituto, proprietário dos dados de cada medição no país.
Com isso o leitor acompanhará em detalhes essas movimentações de cada mercado, além da redação dedicar um dia completo para cada resultado (conforme o volume de informações e destaques que cada resultado possa gerar).
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Região Metropolitana de Campinas e ouça ao vivo cada projeto de rádio.
Clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Ibope FM, pesquisa, rádio, Campinas