Segunda-Feira, 29 de Julho de 2013 @ 07:56
Maringá – Estação tradicional do município de Astorga vai ampliar a cobertura da Rádio T no Paraná
A rede estadual em FM liderada pela Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa passará a contar com mais uma estação em sua rede. A marca que já é a maior rede em FM no estado do Paraná (em números de emissoras) passará a atingir a região de Maringá, através da futura Rádio T FM 93.9 de Astorga (atual Turquesa FM 93.9, emissora tradicional no município paranaense, inaugurada em 1988). Com a 93.9 FM a Rádio T passará a ter mais presença nos mercados de Maringá e Sarandi, além de também ser mais uma opção de sintonia em cidades como Apucarana e Arapongas (que já possuem o trabalho de outra emissora da Rádio T, via Rádio T FM 88.7 de Faxinal). Recentemente a Rádio T também inaugurou FMs em Foz do Iguaçu e Capanema, além de manter uma emissora na Grande Curitiba.
Não há data de inauguração para a futura Rádio T de Astorga / Maringá, porém a nova emissora já está em fase de montagem técnica para receber o sinal da rede paranaense. A atual Turquesa FM é uma emissora popular sediada em Astorga e que possuí uma ampla cobertura de sinal no norte do Paraná, isso devido as condições topográficas locais e também as características da estação (a 93.9 FM é uma rádio de classe A3). As emissoras que passam a integrar a Rádio T sempre recebem uma melhoria técnica perceptível até para os ouvintes mais leigos no assunto, com melhoria na qualidade de áudio, sinal e inclusão do sistema RDS. Astorga deverá ter as mesmas características técnicas de emissoras da Rádio T situadas em Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel (isso em qualidade de áudio e presença do RDS).
Também não será a primeira vez que a Rádio T passará a atingir Maringá, pelo menos em presença de sinal. Devido sua forte presença no interior do Paraná a rede “cerca” a cidade com outras quatro estações que estão engatadas em sua marca. No dial FM de Maringá é possível sintonizar a rede através das emissoras Rádio T FM 98.5 de Campo Mourão, Rádio T FM 88.1 de Paranacity, Rádio T FM 88.7 de Faxinal e Rádio T FM 107.5 de Mamborê. Porém essas rádios não possuem cobertura de sinal local na cidade e não focam comercialmente a área, fato que poderá ocorrer através da 93.9 FM de Astorga (que deverá ter uma qualidade de sinal superior em Maringá na comparação com as outras quatro rádios da rede). A Jovem Pan FM 101.3 de Maringá, importante estação da região, também é uma concessão originada em Astorga, tendo inclusive seu sistema irradiante no município (a exemplo da futura Rádio T e também da atual Melodia FM 99.3, também voltada a Maringá).
A futura emissora será a quarta na expansão da Rádio T em 2013, rede que recentemente passou a contar com os trabalhos da Rádio T FM 107.1 de Foz do Iguaçu / Ciudad del Este e Rádio T FM 90.1 de Capanema, além da iminente estréia da Rádio T FM 98.5 de São Mateus do Sul.. Também será uma novidade a estréia do radialista e apresentador Gilberto Ribeiro na Rádio T FM 104.9 de Curitiba, onde irá apresentar o "Show de Notícias" (indo ao ar das 07h30 às 10h00 a partir do próximo dia 1).
Rádio T é uma das maiores redes estaduais em FM no país
O nome fantasia “Rádio T” ainda é desconhecido para boa parte do mercado de rádio do Brasil, inclusive em várias regiões importantes do território onde o projeto atua (como Londrina e Maringá, esse último deverá ser atingido pela nova emissora de Astorga). Trata-se de uma extensa rede de rádios em FM que atinge diferentes regiões do estado do Paraná. A marca possui sua sede em Ponta Grossa e a programação é gerada em escalas por todas as FMs que integram a cadeia, estando sempre em rede. Também é destaque o porte técnico dessas estações, rádios que possuem uma notável qualidade de áudio, sistema RDS e geralmente amplas áreas de cobertura de sinal.
Hoje a Rádio T está presente em Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Andirá (próxima a Ourinhos e Assis – cidades do estado de São Paulo), Faxinal (com sintonia parcial em Londrina e foco em Apucarana e Arapongas), Mamborê, Paranacity, Capanema e Brasilândia. Também são aguardadas inaugurações de estações em São Mateus do Sul, Matelândia, Missal, Catanduvas, Palmeira, Matinhos (litoral do Paraná) e agora em Astorga. Na capital do estado a Rádio T atinge o mercado curitibano através da Rádio T FM 104.9, no ar em definitivo desde o final do segundo semestre de 2012.
REDES VIA SATÉLITE – Ouça e conheça as emissoras da Rádio T. Clique aqui
SINTONIZE! - Veja a cobertura da atual Turquesa FM no Norte do Paraná e ouça as rádios dessa região. Clique aqui.
Colaboração de Fernando Raphael Stroski
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.