Quarta-Feira, 31 de Julho de 2013 @ 10:46
Porto Alegre – Emissora jornalística retoma a terceira colocação geral em períodos importantes da pesquisa de audiência
O Instituto Ibope divulgou durante a primeira quinzena de julho mais um panorama da audiência FM de Porto Alegre e região metropolitana, resultado que reforça duas tendências no rádio da capital gaúcha: manutenção da atual líder e crescimento no meio FM por parte de uma rádio tradicional originada no dial AM. O trimestre abril a junho (com base nos principais períodos, em especial o 05h-00h, todos os dias e locais), recolocam a Rádio Gaúcha FM 93.7 na terceira colocação geral de audiência, além de manter a popular 104 FM 104.1 sozinha no topo da pesquisa da audiência FM.
A Rádio Gaúcha segue como destaque na medição devido o seu avanço contínuo na medição de audiência. Desde 2011 a emissora vem apresentando uma série de evoluções nos principais períodos da pesquisa realizada pelo Instituto Ibope, aumentando assim sua participação no meio FM de Porto Alegre. Com crescimento em etapas, aos poucos a Rádio Gaúcha foi superando as rádios do segmento jovem/pop e agora avança entre as populares/ecléticas. Recentemente a emissora jornalística/esportiva do Grupo RBS havia conquistado a terceira colocação geral em alguns períodos da medição, posição novamente defendida pela marca na pesquisa divulgada no início desse mês de julho, referente ao trimestre abril a junho.
Em 28 de maio de 2008 a Rádio Gaúcha AM 600 passou a ser sintonizada também em 93.7 FM, iniciando assim sua atual trajetória no dial FM da capital gaúcha e região metropolitana. Antes da mudança a rádio já era uma das maiores audiências do AM de Porto Alegre (segundo o Instituto Ibope) e também líder de uma extensa rede de rádios interestadual (presente em diferentes cidades brasileiras, em especial municípios gaúchos e catarinenses). A estréia no FM ocorreu após a extinção da popular Metrô FM 91.3, além da mudança de canal dessa estação que foi para 93.7 FM (com autorização da Anatel). Em 2010 a Gaúcha já apresentava evoluções constantes no ranking FM e, durante o primeiro semestre de 2013, alcançou pela primeira vez a terceira colocação geral em alguns períodos da medição.
Outra tendência vista em Porto Alegre é a manutenção da liderança geral da 104 FM 104.1, emissora popular controlada pela Rede Pampa. A rádio segue isolada na ponta da tabela, isso com base nos principais períodos da medição. Entre 2012 e o final do semestre passado a 104 segue com uma vantagem confortável para outras concorrentes em Porto Alegre, tendo sua “irmã de grupo” e também popular Eldorado FM 96.7 como FM mais próxima da 104 na pesquisa de audiência. A pesquisa também apontou a manutenção da liderança no segmento jovem por parte da Atlântida FM 94.3, emissora que nos últimos resultados tem melhorado seu desempenho em Porto Alegre. A 94.3 FM segue acompanhada de perto pela Jovem Pan FM 97.5, também entre as mais ouvidas da capital gaúcha.
A pesquisa atual também apontou mais dois destaques: houve um acirramento da disputa pelo segmento adulto-contemporâneo com a aproximação da Antena 1 FM 89.3 em relação à Continental FM 98.3. Também é destaque o surgimento da Novo Tempo FM 99.9 na medição, rádio que não estava participando do ranking nos últimos anos e hoje já surge entre FMs tradicionais, sendo que em períodos importantes da pesquisa a rádio religiosa aparece posicionada entre a Ipanema FM 94.9 e a Pop Rock FM 107.1.
Mudanças na apresentação do panorama de audiência
Atendendo a uma solicitação do Instituto Ibope, o Tudo Rádio mudará a forma de apresentar esses panoramas em Porto Alegre e demais praças do país. A redação focará nos destaques de cada mercado a cada novo resultado. Por exemplo: será publicada uma nota de cada rádio que se destacou, além de apontar de forma parcial os motivos que levaram o determinado projeto a se destacar. O novo formato segue a risca as orientações do Instituto, proprietário dos dados de cada medição no país.
Com isso o leitor acompanhará em detalhes essas movimentações de cada mercado, além da redação dedicar um dia completo para cada resultado (conforme o volume de informações e destaques que cada resultado possa gerar).
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado no Grande Rio e ouça ao vivo cada projeto de rádio. Clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.