Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 05 de Agosto de 2013 @ 07:33

Exclusivo: CBN confirma nova afiliada no Recife a partir de setembro

Recife – Capital pernambucana acompanhará mudança de sintonia da CBN

Publicidade

O Tudo Rádio informou recentemente sobre a possibilidade de mudança de frequência da CBN no Recife. A informação foi confirmada pelo Sistema Globo de Rádio que deu como certa a estréia de uma nova afiliada para a rede “all news” na capital pernambucana, com inicio dos trabalhos previsto para o próximo mês. Atualmente a rede liderada pelas rádios CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo e CBN AM 860 FM 92.5 do Rio de Janeiro conta com os trabalhos da CBN FM 90.3 do Recife, emissora que nos últimos anos está posicionada entre as estações mais ouvidas no meio FM pernambucano (dados do Instituto Ibope). Além do Recife, o mercado de Manaus é outro que poderá apresentar mudanças relacionadas a uma afiliada da CBN.

A CBN tem sido pivô de novidades em diferentes mercados brasileiros desde o final do segundo semestre de 2012. A lista de mudanças é extensa: migração de operações da faixa AM para o FM em Fortaleza (proporcionando o surgimento da CBN FM 95.5); também ida para o FM em João Pessoa (CBN FM 101.7) e Blumenau (CBN FM 95.9); mudança de dial FM em Salvador (saindo do sinal periférico da 100.7 FM para a estréia em 91.3 FM, porém mantendo o controle local por parte da Rede Bahia); além das reestréias da rede em Ribeirão Preto (CBN FM 90.5) e Santos (CBN FM 99.7). Até o final de 2013 a rede CBN poderá acompanhar mais duas alterações: mudança de afiliado no Recife e também em Manaus, sendo essa última ainda não confirmada pelo Sistema Globo de Rádio.

Recife

Com a alteração de afiliado o Sistema Globo de Rádio repassaria o controle local da marca CBN para um grupo que já possuí afiliação com a TV Globo no estado. Recentemente a 97.1 FM encerrou os trabalhos com o Grupo Bel (após retransmissão da Oi FM para o Grande Recife nos últimos anos e a expectativa de estréia da Esportes FM 97.1, fato não concretizado) e passou a operar como Globo FM 97.1, emissora voltado ao segmento adulto-contemporâneo e que possui autorização do Sistema Globo de Rádio para operar com o nome fantasia “Globo FM”, mesmo não tendo ligação com o projeto de rádio musical de mesmo nome gerido no Rio de Janeiro e voltado para a internet e canais de TV por assinatura. Porém a partir de setembro a 97.1 FM poderá abrigar a CBN, emissora que hoje ocupa a sintonia 90.3 FM, passando o controle da “all news” para a Rede Nordeste da TV Asa Branca.

A 90.3 FM é uma emissora controlada pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, considerado um dos principais grupos de comunicação da Região Nordeste do país. Em 1 de julho de 2004 a antiga JC FM (emissora com grade musical) cedeu espaço para a estréia da atual CBN FM 90.3, emissora que hoje é uma das maiores audiências do FM da capital pernambucana (segundo pesquisas recentes do Instituto Ibope). O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação possuí várias emissoras em FM e AM no interior pernambucano, além da tradicional Rádio Jornal AM (emissora jornalística e esportiva que está entre as rádios AMs mais potentes do Brasil). Com a possibilidade da saída da CBN da faixa 90.3 FM o mercado do Recife conta com a estréia da Rádio Jornal AM na faixa FM a partir de setembro, fato não confirmado e nem divulgado oficialmente pelo grupo. A TV Jornal, também do mesmo grupo, é afiliada ao SBT.

Manaus

A atual CBN FM 91.5 de Manaus é cotada para encerrar suas atividades a partir de outubro, quando vencerá o contrato de afiliação entre o Sistema Globo de Rádio e o Grupo Tiradentes de Rádio e Televisão (atual operador da afiliada da CBN no Amazonas). Segundo informações locais a Rede Amazônica já manifestou o interesse de manter uma afiliada da CBN em Manaus, grupo que é afiliado a Rede Globo (televisão). Acompanhe:

A informação da possível mudança foi veiculada no inicio dessa semana pelo Portal Imprensa e também pelo site Em Tempo. Segundo as reportagens desses veículos o grupo Rede Amazônica de Rádio e Televisão pediu às Organizações Globo o direito de afiliação da rádio CBN em Manaus a partir do próximo mês de novembro. O contrato do Sistema Globo de Rádio (responsável pela Rede CBN) com o atual detentor dos direitos de transmissão, o grupo Tiradentes de Rádio e Televisão, termina no próximo mês de outubro, decretando assim o fim das transmissões da atual CBN FM 91.5 de Manaus. Hoje a Rede Amazônica possui uma FM popular/jornalística em 101.5 FM, a Amazonas FM.

Redes via-satélite - Ouça e veja a lista de emissoras da Rede CBN: clique aqui


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: CBN, Globo FM, Rádio Jornal, frequências, canais, Recife, Pernambuco, jornalismo, Manaus

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.