A Tupi FM 104.1 de São Paulo, emissora que segundo os dados recentes do Instituto Ibope é uma das estações mais sintonizadas da capital e região metropolitana, contou com uma melhora em seu sinal na zona leste, região mais populosa do município paulistano. A rádio que desde o início do ano está passando por uma reformulação artística deixou de ter uma emissora supostamente clandestina como sua vizinha de dial. A estação em questão teve no último domingo (4 de agosto) as suas operações interrompidas, emissora que operava em 103.9 FM e gerava interferências no sinal da Tupi FM na Zona Leste de São Paulo e também em outras áreas da capital. Acompanhe o caso.
As informações foram repassadas pelo C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências), responsável pela operação de encerramento das atividades da 103.9 FM. A rádio em questão operava durante o período noturno (de segunda a sexta-feira) e 24 horas aos sábados e domingos, sendo que quando estava no ar gerava interferências à cobertura da Tupi FM na zona leste (um dos focos de audiência e comercial da emissora paulistana). Segundo informações do C.I.P.I. a 103.9 FM operava com uma potência considerada elevada e tinha seu sistema de transmissão de forma diretiva, causando transtornos à quem buscava sintonizar a Tupi FM em várias áreas da zona lesta paulistana. A localização da 103.9 FM era numa área de altitude elevada e região com grande concentração populacional, próximo da Rodovia Ayrton Senna e Avenida São Miguel (segundo o C.I.P.I.).
Interferências ocasionadas por rádios que não constam no sistema de distribuição de canais da Anatel são comuns entre as emissoras comerciais de São Paulo, fato que ainda não é possível mensurar o tamanho do impacto em audiência das FMs por conviverem com dificuldades de sintonia na capital e região metropolitana. Além do trabalho artístico e promocional, é comum observar que em São Paulo as emissoras melhores colocadas no ranking de audiência do Instituto Ibope (com base nos principais períodos da medição) são FMs que possuem menos dificuldade de sintonia em pontos de grande concentração populacional ou de circulação, ou seja, com menos interferências de sinal no dial FM. A Tupi FM, que há anos figura entre as mais sintonizadas nessa medição de audiência, poderá ter um fôlego a mais com a melhora da cobertura na zona leste.
A Tupi FM é uma das emissoras de ponta de São Paulo que passa por uma nova fase artística, conforme noticiado recentemente pelo Tudo Rádio. Desde o início do primeiro semestre desse ano a rádio está sob nova direção artística e tem realizado readaptações ao seu projeto radiofônico, na expectativa de elevar seus números de audiência a médio prazo. Paralelo a isso a Tupi FM segue intensificando suas atividades promocionais em São Paulo e região metropolitana, além de ações que expõe a sua marca (destaque para a presença da FM no "Maior 1º de Maio do Mundo", nome que é dado à festa do dia do Trabalhador realizada na Praça Campo de Bagatelli, zona norte da capital paulista).
Grande São Paulo e capital – Veja e ouça a lista de emissoras oficiais sintonizadas na capital e região:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Tupi FM, rádio clandestina, fechamento, audiência, Ibope, São Paulo