O Corinthians quer passar a cobrar das emissoras de rádio o direito pela transmissão de seus jogos. O clube, que é um dos que mais recebe pelos direitos de imagem devido à transmissão pela TV, tenta emplacar a medida para também receber das emissoras o direito de transmissão. A informação foi publicada no blog Negócios do Esporte, do jornalista Erich Beting.
De acordo com as informações do jornalista, a diretoria de marketing do Corinthians confirmou que tem interesse de ampliar a discussão sobre a atuação das emissoras de rádio na cobertura de jogos do clube. A ideia é fazer com que as rádios passem a pagar pelos direitos de transmissão dos jogos.
Se realmente comprar essa briga, o Corinthians pode finalmente conseguir fazer algo que, no Paraná, já algum tempo o Atlético Paranaense de certa forma conseguiu solucionar. O clube paranaense firmou parceria com uma rádio, a 95.7 FM Rádio Cap FM 95.7 de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Jogadores e diretoria só concedem entrevista a essa emissora que leva o nome do clube.
Ainda de acordo com o blog, a gratuidade das rádios na transmissão do esporte está vinculada à relação de Paulo Machado de Carvalho com o futebol. Dono da Record e fundador da Jovem Pan AM 620 de São Paulo, Carvalho conseguiu com que as emissoras pudessem transmitir as partidas de forma gratuita. Na época, o rádio era o principal meio de comunicação do país, e o futebol ainda não era a unanimidade de hoje. Para os dois, era uma relação interessante. Depois, com o advento da TV, a receita que o rádio poderia dar ao futebol tornou-se secundária e, por isso mesmo, ignorada pela maioria dos clubes.
A cobrança nas transmissões é regra quando se refere à transmissão de grandes eventos, como Fórmula 1, Liga dos Campeões da Europa, Copa do Mundo, torneios de tênis ou Jogos Olímpicos, para citar alguns exemplos.
Com informações do blog Negócios do Esporte
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Corinthians, futebol, transmissão, cobrança, São Paulo, rádios