Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio, a CBN FM 90.3 de Recife apresentará mudanças significativas a partir de setembro. A Rede CBN (“all news” operada pelo Sistema Globo de Rádio) contará com outro afiliado na capital pernambucana a partir do próximo dia 1º, situação que vai impor uma mudança de estação por parte da CBN em Recife e também abrirá espaços para a criação de mais uma rádio jornalística. A 90.3 FM, controlada pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, passará a ser chamada de JCNews FM, mantendo o foco jornalístico na frequência. Já a CBN passa a atuar em 97.1 FM a partir do dia 1º de setembro, informação confirmada publicamente pelo âncora Mario Neto.
Mario Neto é jornalista e permaneceu por 12 anos no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, sendo responsável pela programação matinal e local da CBN do Recife. E isso não mudará: a partir de 1º de setembro o jornalista estará presente na programação da futura CBN FM 97.1, emissora que será responsável pela afiliação da rede jornalística a partir do próximo mês. O âncora da CBN confirmou em seu perfil na rede social Facebook que a 90.3 FM manterá o foco jornalístico, passando a adotar o nome fantasia de JCNews FM. Com isso o Recife será atendido por duas emissoras que possuem o jornalismo como carro-chefe de suas programações, mercado que atualmente mantém a CBN FM 90.3 entre as emissoras mais sintonizadas da capital pernambucana e região metropolitana (segundo períodos da medição de audiência realizada pelo Instituto Ibope).
Conforme informado anteriormente pelo Tudo Rádio, com a alteração de afiliado o Sistema Globo de Rádio repassará o controle local da marca CBN para um grupo que já possuí afiliação com a TV Globo no estado. Recentemente a 97.1 FM encerrou os trabalhos com o Grupo Bel (após retransmissão da Oi FM para o Grande Recife nos últimos anos e a expectativa de estréia da Esportes FM 97.1, fato não concretizado) e passou a operar como Globo FM 97.1, emissora voltado ao segmento adulto-contemporâneo e que possui autorização do Sistema Globo de Rádio para operar com o nome fantasia “Globo FM”, mesmo não tendo ligação com o projeto de rádio musical de mesmo nome gerido no Rio de Janeiro e voltado para a internet e canais de TV por assinatura. Porém a partir de setembro a 97.1 FM poderá abrigar a CBN, emissora que hoje ocupa a sintonia 90.3 FM, passando o controle da “all news” para a Rede Nordeste da TV Asa Branca.
A 90.3 FM é uma emissora controlada pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, considerado um dos principais grupos de comunicação da Região Nordeste do país. Em 1 de julho de 2004 a antiga JC FM (emissora com grade musical) cedeu espaço para a estréia da atual CBN FM 90.3, fato que mudará a partir de 1º de setembro com a criação da JCNews FM. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação possuí várias emissoras em FM e AM no interior pernambucano, além da tradicional Rádio Jornal AM (emissora jornalística e esportiva que está entre as rádios AMs mais potentes do Brasil). Com a possibilidade da saída da CBN da faixa 90.3 FM o mercado do Recife conta com a estréia da Rádio Jornal AM na faixa FM a partir de setembro, fato não confirmado e nem divulgado oficialmente pelo grupo. A TV Jornal, também do mesmo grupo, é afiliada ao SBT.
Recife também poderá contar com mais novidades no rádio jornalístico local. Em maio o Grupo Bandeirantes de Comunicação informou à imprensa que está em fase avançada de implantação da BandNews FM na capital pernambucana, rede “all news” que no Nordeste já conta com emissoras em Salvador e Fortaleza.
Ouça o dial do Grande Recife – Veja e ouça a lista de rádios sintonizadas por lá:
clique aqui
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
CBN FM, Recife, JC News FM, rádio, cobertura