Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 09 de Agosto de 2013 @ 14:59

Extra: Transcontinental e 105 FM sofrem menos interferências em seus sinais na Zona Leste

São Paulo – Foi realizado o fechamento de uma suposta rádio pirata que interferia no sinal dessas duas estações

Publicidade
A redação do Tudo Rádio recebeu mais uma informação de fechamento de uma emissora supostamente clandestina que operava na Zona Leste de São Paulo. A rádio em questão ocupava o canal 104.9 FM, vizinho às sintonias utilizadas pelas rádios regulares Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes (atual líder geral de audiência em São Paulo segundo os principais períodos da pesquisa do Instituto Ibope) e 105 FM 105.1 de Jundiaí (emissora popular que também está entre as mais ouvidas da capital e região metropolitana). Segundo informações repassadas pelo C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências) ao Tudo Rádio a operação de fechamento da 104.9 FM foi realizada na manhã de hoje (9 de agosto). Recentemente o C.I.P.I. havia informado o fechamento de outra FM considerada clandestina, rádio que interferia no sinal da Tupi FM 104.1.
 
A emissora que teve suas operações encerradas na manhã de hoje atuava em 104.9 FM, irradiando o seu sinal a partir de uma região de atitude acima da média do município paulistano, segundo informações do C.I.P.I. A área de operação da estação fechada era próxima dos primeiros quilômetros da Rodovia Ayrton Senna e também da Avenida São Miguel, sendo uma área de grande concentração populacional de São Paulo. Nessa área a Transcontinental e a 105 FM tinham seus sinais prejudicados pela presença da 104.9 FM, estação que estava ocupando canais adjacentes às frequências operadas pelas duas FMs comerciais. A zona leste paulistana e Guarulhos são importantes vetores de audiência da Transcontinental, emissora que há mais de 1 ano ocupa a liderança geral nos principais períodos da pesquisa de audiência medida pelo Instituto Ibope.
 
Na terça-feira (6 de agosto) foi informado mais um fechamento: uma rádio supostamente clandestina que operava em 103.9 FM teve suas operações encerradas no último domingo (4 de agosto), emissora que causava interferências de sinal na Tupi FM 104.1 de São Paulo. Assim como a operação de hoje, o fechamento de domingo foi realizado na Zona Leste da capital paulista, região mais populosa da cidade. Nos dois casos as rádios que tiveram suas operações encerradas não estão listadas como emissoras autorizadas para a operação em FM, segundo o sistema de distribuição de canais disponibilizados no portal da Anatel, chamado de SISCOM – Sistema de Informação dos Serviços de Comunicação de Massa (para operação em FM e também a faixa de radiodifusão comunitária no município de São Paulo e adjacências).
 
Interferências ocasionadas por rádios que não constam no sistema de distribuição de canais da Anatel são comuns entre as emissoras comerciais de São Paulo, fato que ainda não é possível mensurar o tamanho do impacto em audiência das FMs por conviverem com dificuldades de sintonia na capital e região metropolitana. Além do trabalho artístico e promocional, é comum observar que em São Paulo as emissoras melhores colocadas no ranking de audiência do Instituto Ibope (com base nos principais períodos da medição) são FMs que possuem menos dificuldade de sintonia em pontos de grande concentração populacional ou de circulação, ou seja, com menos interferências de sinal no dial FM. 
 
Grande São Paulo e capital – Veja e ouça a lista de emissoras oficiais sintonizadas na capital e região: clique aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio clandestina, fechamento, Transcontinental, 105 FM, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.