Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 25 de Janeiro de 2008 @ 12:10

Rádios de Santa Catarina vão à Justiça pelo campeonato de futebol

Florianópolis - Associação catarinense das emissoras de rádio obtém liminar para garantir transmissão; Associação de Clubes de Futebol quer cessão de espaço comercial em troca de uso das cabines em estádios
Publicidade

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) entrou na justiça contra medida da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina que exigia das rádios a assinatura de um contrato obrigando-as a ceder espaço comercial em troca do uso das cabines nos estádios. Pelos termos do contrato, as emissoras teriam de ceder 900 inserções de 30 segundos, em dias úteis, na faixa horária das 7 às 24 horas, para utilização do espaço durante a competição.

A juíza Marivoni Koncikoski Abreu, da 1ª Vara Cível da capital catarinense, concedeu na segunda-feira, 21, uma liminar favorável à Acaert que garante a transmissão dos jogos do campeonato catarinense de futebol pelas emissoras de rádio do estado. A multa do não cumprimento da liminar é de R$ 50 mil por jogo.

Um dos argumentos da entidade é que a Associação de Clubes não detém os direitos de transmissão, que são da Federação Catarinense de Futebol. Ainda segundo a Acaert, a Lei Pelé só prevê o pagamento de transmissão de imagem pelas emissoras de televisão.

Em reunião realizada nesta terça-feira, 22, a diretoria da Acaert decidiu enviar um comunicado aos afiliados aconselhando às emissoras que não assinaram o contrato com a associação a não o fazerem e àquelas que assinaram a rescindi-lo. Também ficou decidido que será realizada uma campanha publicitária destacando a importância do rádio para o futebol. A data de sua veiculação ainda não foi definida.

De acordo com o assessor jurídico da Associação de Clubes, Luciano Favere, não se trata de uma discussão de direitos de transmissão e sim do uso das cabines de transmissão dos estádios. "Os times decidiram por unanimidade em assembléia que fariam uma cobrança pelo uso do espaço. A idéia foi fazer uma permuta para a veiculação de mensagens institucionais", diz Favere, destacando que as rádios que não quiserem assinar o contrato podem fazer a transmissão dos jogos em outras partes do estádio ou via tubo (pela transmissão da TV).

Ainda segundo o assessor, a entidade e nenhum dos clubes foram citados pela liminar e que por isso não é possível comentar a decisão da juíza. No entanto, ele acredita que a liminar seja facilmente cassável porque a questão, em suas palavras, não diz respeito aos direitos de transmissão e sim ao uso de propriedade privada.

A associação irá cumprir a determinação da liminar, mas pretende entrar com agravo de instrumento para reverter a questão. A argumentação da associação está baseada no artigo 5º, inciso 22 da Constituição e no artigo 1.228 do Código Civil, que abordam o direito de propriedade.

As 12 equipes que disputam a primeira divisão estadual aprovaram a criação dos contratos para as rádios e cerca de 30 emissoras aderiram ao acordo.


Fonte: Meio&Mensagem - 25/01/2007
[email protected]

 


Exibir mapa ampliado




Dials relacionados à nota:
Florinópolis

 Acompanhe essa notícia através do Podcast do Tudo Rádio.com

Participe agora do Tudo Rádio.com - Cadastre-se em nosso sistema e aproveite as vantagens da interatividade com o portal. O cadastro é de graça! - Clique aqui

Anuncie agora!! - Sua empresa e produto em evidência. Conheça os planos do Tudo Rádio.com clicando aqui!



Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!




Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.