Agentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fecharam cerca de 30 rádios supostamente clandestinas na região conhecida como “Mata Fria”, em Mairiporã, na Grande São Paulo. O local é um dos principais pontos de instalação de antenas de emissoras que não possuem autorização do Ministério das Comunicações para operarem na região metropolitana da capital paulista (também segundo o sistema interativo de distribuição de canais divulgado no site da Anatel).
De acordo com as informações que ainda não foram confirmadas pela Anatel, cerca de trinta rádios foram lacradas nesse local de elevada altitude (geralmente acima dos 1.000 metros), localizado próximo à Rodovia Fernão Dias e também ao Aeroporto de Cumbica (Guarulhos). Estas emissoras estavam interferindo de forma considerável no sinal de rádios na capital paulista e arredores, como a 89 A Rádio Rock FM 89.1, Estadão FM 92.9, Jovem Pan FM 100.9, Transamérica FM 100.1, Alpha FM 101.7, Rádio Bandeirantes FM 90.9, CBN FM 90.5, Eldorado FM 107.3, entre outras. Essas interferências são perceptíveis principalmente para quem reside ou circula por Mairiporã, zona norte de São Paulo e Guarulhos.
No ano passado, o Centro de Investigação e Prevenção de Interferências (C.I.P.I.) realizou uma investigação na “Mata Fria”, área da Serra da Cantareira próxima à Rodovia Fernão Dias (Mairiporã, na Grande São Paulo). Em um único ponto foram mapeadas 44 FMs clandestinas, sendo a maioria com operação superior a 2.000 Watts de potência no transmissor, além de algumas rádios contarem com antenas de até três elementos (
clique aqui e saiba mais).
A Anatel ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fechamento das emissoras na Grande São Paulo. A operação ocorreu nesta semana e mobilizou vários agentes. Também não há informações sobre prisões e apreensões de equipamentos.
Dial FM de São Paulo - Ouça e veja a lista de emissoras sintonizadas em São Paulo e região metropolitana:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio clandestina, operação, Anatel, Mata Fria, São Paulo