As emissoras de televisão dos Estados Unidos estão apostando na tecnologia móvel para ampliar os seus negócios e oferecer aos telespectadores novas experiências em informação, cultura e entretenimento. A entrega de conteúdo em diversas plataformas de mídia, além do ultra high definition, são os componentes principais da próxima geração da TV, de acordo com o CEO e presidente da Associação Norte-Americana de Radiodifusores (NAB, na sigla em inglês), Gordon Smith.
O presidente da entidade, que reúne mais de 8,3 mil emissoras de rádio e de TV, disse que muitas estações de seu país estão “abraçando" a nova tendência. Ele falou sobre o assunto na palestra de abertura do Congresso SET Broadcast & Cable 2013, na terça-feira, 21. Na opinião de Smith, dificilmente outra mídia irá superar a radiodifusão em sua característica principal de distribuir informação “de um para muitos”. “Nossos concorrentes não terão nunca o que temos: fornecemos, de forma confiável, conteúdo para milhões de usuários, ao mesmo tempo”, destacou.
O executivo também falou sobre o papel da radiodifusão em situações de emergência. “Mesmo com novos dispositivos de mídia, as emissoras continuam provando sua importância quando outras plataformas falham”, ressaltou. “Vimos isso quando o furacão Sandy devastou cidades dos Estados Unidos no último outono. As rádios e as TVs veicularam informações sobre situações críticas ao público durante as 24 horas do dia”, recordou.
O presidente da NAB fez também um apelo aos representantes do setor, para que continuem a defender os princípios fundamentais da atividade de comunicação, ”a defesa dos ideias democráticas, a liberdade de expressão e de imprensa. É o que os broadcasters fazem todos os dias”, declarou.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Abert
Tags:
SET, congresso, evento, radiodifusão, São Paulo