Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2013 @ 10:51

Exclusivo: Antena 1 instala novo transmissor e retoma sinal regional em Santa Catarina

Blumenau – Nova cobertura já é percebida pelos ouvintes residentes no norte catarinense

Publicidade

A Antena 1 FM 96.5 de Blumenau, considerada uma das maiores coberturas de sinal do sul do país em área atingida, retomou sua abrangência regional na quinta-feira passada (22 de agosto) após a instalação de um novo transmissor. A emissora ligada à rede paulista voltada ao segmento adulto-contemporâneo havia passado por problemas técnicos no início de 2013, fatores que minaram a cobertura regional que era característica da 96.5 FM de Blumenau. Após as mudanças técnicas realizadas na semana passada (fato que deixou a FM fora do ar), a FM catarinense pediu para que seus ouvintes auxiliassem a rádio informando como estava a cobertura da Antena 1 entre o Vale do Itajaí e o norte de Santa Catarina. O Tudo Rádio também realizou escutas na região para determinar a nova cobertura.

Segundo informações da própria emissora a 96.5 FM passou por uma troca de transmissor e também outras peças de sua estrutura irradiante. O resultado foi uma melhora significativa do sinal da rádio entre o norte de Santa Catarina e o Vale do Itajaí, com cobertura de sinal local em cidades importantes como Balneário Camboriú e Itajaí, além de possibilidade de uma sintonia sem complicações por ouvintes residentes em Joinville e Jaraguá do Sul. O Tudo Rádio verificou a cobertura de sinal da 96.5 FM nessas áreas e constatou a melhora, rádio que cobre com facilidade toda a faixa litorânea de Santa Catarina compreendida entre Porto Belo (sul) e São Francisco do Sul (norte). Também foi possível sintonizar a emissora em áreas mais distantes como no litoral do Paraná e na região de serra próxima a Grande Curitiba.

No início de 2013 a Antena 1 passou por problemas técnicos devido à temporais que atingiram a região de Blumenau. Um raio danificou a estrutura da emissora em fevereiro, provocando a diminuição na área de cobertura da Antena 1 a partir da 96.5 FM. Porém a emissora já convivia com outros contratempos técnicos entre 2011 e 2012, também ocasionados por temporais que atingiram o Vale do Itajaí. A Antena 1 possuí seu sistema irradiante instalado no Morro Azul, ponto de considerável altitude localizado entre Blumenau e Timbó. Essa situação confere à 96.5 FM uma ampla área de cobertura de sinal, porém também deixa a rádio mais suscetível a problemas decorrentes de condições climáticas mais severas.

Além da 96.5 FM de Blumenau a Rede Antena 1 conta com as seguintes emissoras instaladas em território catarinense: Antena 1 FM 92.1 de Florianópolis, Antena 1 FM 107.1 de Chapecó, Antena 1 FM 95.9 de Tubarão e Antena 1 FM 95.3 de Porto União.

Rádios em morros

A Antena 1 não é a única FM do norte de Santa Catarina a contar com seu sistema irradiante instalado em pontos de altitude considerável. Outras FMs dessa área do sul do país recorrem à morros para ampliarem suas áreas de cobertura, aproveitando também a baixa média de altitude das sedes das principais cidades catarinenses (Florianópolis, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, Jaraguá do Sul, Brusque, entre outras). Com essas condições algumas rádios chegam a cobrir áreas distantes mais de 100km em relação à posição de sua torre, alcançando também o sul do Paraná (próximo à região metropolitana de Curitiba).

Nos arredores de Blumenau as rádios que mais chamam a atenção pela localização de suas torres e também pelo tamanho da área coberta são as FMs Antena 1 FM 96.5, Atlântida FM 102.7 (também com uma extensa área de cobertura, tendo sua torre instalada no Morro do Cachorro) e 92 FM 92.7 de Timbó. As demais estações blumenauenses estão no Morro dos Padres. Já na região de Jaraguá do Sul as rádios 105 FM 105.7, Studio FM 99.1 e SuperNova FM 101.9 também contam com suas estruturas irradiantes instaladas em uma área de elevação considerável (Morro das Antenas – Pico do Jaraguá), fato que também é visto nas rádios Jovem Pan FM 94.1, Transamérica FM 99.7 e Menina FM 100.5 (essas três voltadas aos mercados de Balneário Camboriú e Itajaí). As rádios FMs de Florianópolis (também conhecidas pelas extensas áreas de coberturas) estão instaladas no Morro da Cruz.

Coberturas – Conheça a cobertura das rádios citadas no texto acima e também ouça essas e outras rádios via internet: clique aqui.

Colaborações de Luiz Fernando e Wilson Hadich


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Antena 1, cobertura, sinal, transmissor, Blumenau, Joinville, morros, altitude

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.