Terça-Feira, 27 de Agosto de 2013 @ 10:47
São Paulo – Ouvintes relataram o retorno das FMs supostamente clandestinas ao dial FM da região
No último dia 16 de agosto o Tudo Rádio noticiou uma operação realizada por agentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na região da Mata Fria, localizada na Grande São Paulo. A ação teve a intenção de interromper as operações de FMs consideradas ilegais que operam a partir desse local, realizando assim uma “limpeza” no espectro FM de São Paulo e região metropolitana. Uma semana após a realização da operação já existem relatos de ouvintes que voltaram a captar essas emissoras que possuíam seus sistemas irradiantes instalados no alto da Mata Fria, região de considerável altitude. Ainda segundo essas informações de ouvintes de rádios residentes na Grande São Paulo, aos poucos o dial FM dessa área volta a ser ocupado por emissoras que tiveram suas operações interrompidas no último dia 16.
Com o possível retorno das atividades dessas emissoras que foram alvo da ação da Anatel o espectro FM da Grande São Paulo volta a conviver com uma intensa ocupação, gerando interferências entre os sinais presentes na faixa destinada a radiodifusão comercial e educativa. Emissoras importantes da capital paulista e também de outras áreas próximas a região metropolitana de São Paulo estão novamente com dificuldades para atingir pontos populosos de Guarulhos, zonas norte e leste paulistanas, Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Itaquaquecetuba, entre outros municípios e localidades. A Mata Fria fica localizada em Mairiporã, próxima à Rodovia Fernão Dias e também com as divisas municipais entre São Paulo e Guarulhos, sendo uma área de considerável altitude (chegando a pontos superiores a 1.000 metros). Essas condições topográficas auxiliam na ampliação da cobertura dessas FMs instaladas no local.
No ano passado, o Centro de Investigação e Prevenção de Interferências (C.I.P.I.) realizou uma investigação na “Mata Fria”, área da Serra da Cantareira próxima à Rodovia Fernão Dias (Mairiporã, na Grande São Paulo). Em um único ponto foram mapeadas 44 FMs clandestinas, sendo a maioria com operação superior a 2.000 Watts de potência no transmissor, além de algumas rádios contarem com antenas de até três elementos.
De acordo com as informações que ainda não foram confirmadas pela Anatel e foram divulgadas pelo Tudo Rádio no último dia 16, cerca de trinta rádios foram lacradas nesse local de elevada altitude, boa parte retornando ao ar segundo relatos de ouvintes ao portal.
Dial FM de São Paulo - Ouça e veja a lista de emissoras sintonizadas em São Paulo e região metropolitana: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.