Terça-Feira, 27 de Agosto de 2013 @ 14:59
São Paulo – Peças da campanha estão espalhadas pelas grades comerciais de todos os veículos do grupo
O Grupo Bandeirantes de Comunicação, considerado um dos maiores em número de rádios na América Latina, está veiculando uma campanha a favor da publicidade nos meios de comunicação. São vários “teasers” e “spots” espalhados pelas grades comerciais das estações do grupo que chamam a atenção da audiência para a importância da publicidade na mídia. A intenção do grupo é o fortalecimento dessa prática, destacando também que uma peça publicitária serve de conteúdo e informação para a audiência radiofônica. A campanha está sendo veiculada por rádios de diferentes segmentos de programação e público-alvo, sendo todas pertencentes ao Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Peças como “Publicidade é informação”, “Publicidade é conteúdo”, entre outros materiais, estão espalhados pelas grades comerciais de rádios como BandNews FM 96.9 de São Paulo (e rede), Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo (e rede), Nativa FM 95.3 de São Paulo (e rede), Band FM 96.1 de São Paulo (e rede), SulAmérica Trânsito FM 92.1 de São Paulo, Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo, Bradesco Esportes FM 91.1 do Rio de Janeiro, MPB FM 90.3 do Rio de Janeiro, Band Vale FM 102.9 de Campos do Jordão, entre outras estações operadas pelo grupo. São “teasers” de 5 a 10 segundos de duração, além de uma chamada mais extensa executada com menos frequência que dá mais detalhes sobre a campanha. No caso das emissoras em rede os “teasers” estão em execução antes da entrada do intervalo local das afiliadas, sendo transmitido via-satélite.
É prática comum a veiculação de campanhas no grupo a favor de algum setor ligado à comunicação. No segundo semestre de 2011 o Grupo Bandeirantes veiculou através da Rádio Bandeirantes a campanha “Rádio AM – essa onda pega”, com a intenção de destacar os pontos fortes de uma emissora que opera na faixa AM, tendo como ponto alto a abrangência desse tipo de transmissão. A campanha atual a favor da publicidade é mais abrangente, tendo a participação de grande parte das emissoras operadas e afiliadas a projetos do grupo, também sendo favorável a todo setor de rádio brasileiro (que também tem a publicidade como uma das principais fontes de renda e conteúdo para suas operações).
Alta na audiência durante o período comercial
Conforme destacado pelo Tudo Rádio recentemente o rádio vive um momento importante na tentativa de fortalecer sua participação do bolo publicitário, enfrentando uma tendência de desvalorização da própria mídia (quanto a destinação de verba publicitária em 2013, não sendo um cenário exclusivo do rádio). O ponta-pé inicial para qualquer reação nesse quadro o rádio têm há tempos: números. E esse fator determinante acaba de receber um “aditivo”: houve melhora na média de audiência durante o chamado “período comercial” em São Paulo (afirmação com base na pesquisa do Instituto Ibope - período 06h-19h, segunda à sexta-feira, maio a julho de 2013). Das 15 primeiras colocadas do ranking FM de São Paulo, nove apresentaram melhoras em seus números na comparação com a medição anterior. Clique aqui e saiba mais sobre esse quadro.
Rádios ao vivo – O rádio também está com a audiência em alta no mundo online. Clique aqui e acompanhe a sua rádio preferida.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.