O Projeto Inter-Meios divulgou esta semana os resultados referentes ao investimento publicitário nos veículos de comunicação do primeiro semestre de 2013. De acordo com a pesquisa, no total, o mercado cresceu 2,4% em relação ao primeiro semestre de 2012, somando R$ 14,63 bilhões neste ano
Os meios que mais cresceram foram cinema (13,7%), mídia exterior (11,51%) e rádio (8,7%), e os que mais caíram foram internet (-15,1) e guias e listas (-28,6%). Portais de internet alertam, no entanto, para a ausência de players importantes do mercado na auditoria de receitas do projeto, jogando os números para baixo.
Para precisar ainda mais as verbas conforme veículos, o Projeto Inter-Meios referente a julho contará com uma área específica que irá separar investimentos digitais em dois critérios. Uma análise focará o que se denominou “internet pura”, com veículos essencialmente digitais. Outra reportará o desempenho do que se convencionou chamar “internet/outras mídias”, com números vinculados a meios tradicionais, como jornal, rádio e TV.
Os resultado de janeiro a junho de 2013 fizeram representantes dos diferentes meios reverem metas para o acumulado do ano. O setor de guias e listas espera queda de 25% e revistas, menos 2%. Internet e jornal esperam fechar o ano estáveis na comparação com 2012. Mídia exterior e TV aberta esperam crescer 6% cada, e rádio, 8%. Tanto os setores de cinema como TV aberta esperam crescer 10%. A média total indica crescimento de 4,5% até o fim do ano.
Comparando com o primeiro semestre do ano passado, o investimento publicitário no rádio registrou aumento de 8,7%. Com isso, o veículo ficou na terceira colocação, perdendo apenas para cinema e mídia exterior. No mesmo período, a TV aberta teve aumento de pouco mais de 5%.
Com informações do Meio & Mensagem
Tags:
Pesquisa, Inter-Meios, investimento, mídia, rádio