A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) inicia o mês de setembro comemorando o aniversário da Rádio Nacional AM 1130, do Rio de Janeiro. A tradicional emissora tem programação voltada aos mais diversos gêneros musicais, como samba, choro, forró, moda de viola, MPB, entre outros. Junto com a Rádio MEC AM 800 e FM 98.9, a Nacional AM integra as emissoras públicas controladas pela EBC na capital fluminense.
Criadas em momentos distintos, percorreram caminhos similares em defesa da promoção da cultura, da educação e da cidadania. Cada emissora, voltada a um segmento de público. A Rádio MEC mantém seu compromisso com a educação, a música clássica, o radioteatro e programas voltados para temas científicos. A Rádio Nacional, com outro perfil, construiu sua identidade com uma programação ancorada na música popular, radionovelas, narrações esportivas, programas humorísticos e noticiários.
Ambas as emissoras viveram o auge do rádio transmitido ao vivo, com programas de auditório abertos ao público, transmissões diretas de seus estúdios e dos espaços culturais do Rio de Janeiro, grupos musicais e orquestras próprias, elencos de radioteatro e professores de várias disciplinas nos programas educativos. Com o objetivo de resgatar parte das matrizes do rádio brasileiro, desde o ano passado a EBC fortaleceu o Núcleo de Jornalismo e a rádio também voltou a transmitir futebol.
A Rádio Nacional do Rio de Janeiro, fundada em 12 de setembro de 1936, foi, durante os anos 1940 e 1950, o maior veículo de comunicação de massa do Brasil. Primeira emissora de alcance nacional, espalhou-se pelo país com seus noticiários, esporte, a dramaturgia, a música e o humor. A Rádio Nacional consolidou-se como matriz do rádio popular, explorando sempre todas as possibilidades do rádio e se fazendo exuberante em sua diversidade de formatos e conteúdos.
Com informações do site da EBC
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio Nacional, MEC, Rio de Janeiro, Brasília, Alto Solimões