O Ministério das Comunicações está buscando emissoras que possam sediar a nova bateria de testes de rádio digital, prevista para começar até o próximo mês. Serão avaliados os sistemas DRM (europeu) e HD Rádio (norte-americano) em estações de Amplitude Modulada , de média ou alta potência em Frequência Modulada, e em comunitárias.
Até agora foram confirmadas avaliações de campo em AM na Rádio Nacional AM 980 de Brasília. De acordo com o Conselho Consultivo do Rádio Digital (CCRD), o cronograma para os demais serviços ainda está em aberto, pois nem todas as estações que se candidataram até agora possuem capacidade para transmitir o sinal digital ou se enquadram em outras premissas técnicas estipuladas pelo ministério.
Segundo o Minicom, os testes realizados no ano passado foram insuficientes para apontar um novo padrão de rádio digital. A nova rodada avaliará cobertura, recepção de sinal, proteção contra ruídos e interferências e qualidade dos serviços de dados.
Formado por representantes do governo, da radiodifusão, da indústria e do Congresso Nacional, o CCRD é responsável por apontar o sistema mais adequado para o rádio no Brasil. O grupo foi criado em agosto do ano passado e tem ainda o papel de estudar políticas para o financiamento da transição, entre outras questões.
A Abert comunica que as emissoras afiliadas à entidade que estejam interessadas em participar dos experimentos podem entrar em contato com a área de tecnologia da entidade, enviando um e-mail para
[email protected], com o título “Testes para Rádio Digital”.
Com informações da assessoria de comunicação da Abert
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio Digital, DRM, Iboc, digitalização, deputados, Brasília